Bem Vindo

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Antonio Francisco Lisboa - O Aleijadinho

1738- Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu a 29 de agosto, no Bom Sucesso, paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Ouro Preto.Filho natural do mestre-arquiteto português Manuel Francisco Lisboa, natural de Lisboa, e uma escrava deste, Isabel.

1750- Freqüenta o internato do Seminário dos Franciscanos Donatos do Hospício da Terra Santa até 1759 (ou até 1762, segundo outros), em Ouro Preto, onde aprende Gramática, Latim, Matemática e Religião.Freqüenta os estaleiros das obras onde seu pai intervém, nomeadamente na Igreja de Antônio Dias e na Casa dos Contos, trabalhando com seu tio Antônio Francisco Pombal, também notável entalhador, e Francisco Xavier de Brito. Trabalha com José Coelho Noronha na obra da talha dos altares da Igreja matriz de Caeté, projeto de seu pai.

1752- Realiza, integrado na oficina paterna, o seu primeiro “projeto”, um desenho a sanguínea para o chafariz do pátio do Palácio dos Governadores, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto.

1756- Desloca-se ao Rio de Janeiro, acompanhando Frei Lucas de Santa Clara que era transportador de “ouro e diamantes” que deveriam ser embarcados para o Reino, viagem determinante na evolução da sua linguagem artística, nomeadamente no campo da arquitetura

1758- Realiza o chafariz de pedra-sabão para o Hospício da terra Santa, primeira obra inserida na corrente do tardo-barroco de matriz tradicional.

1759- Deixa de freqüentar, hospício da Terra Santa e ocupa-se no reforço da aprendizagem e do lançamento,profissional, em tempo integral na profissão de marceneiro, entalhador, escultor e, mais tarde, de arquiteto.

1760- São-lhe atribuídos os altares da Igreja Nossa Senhora do Rosário, de Santa Rita Durão. Executa trabalho de talha nos retábulos do corpo da Igreja, da devoção de Santo Antônio e São Francisco de Paula e imagem de Sana Luzia, da Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso na cidade de Caeté.

http://www.museualeijadinho.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO

Deus faz-nos ver maravilhas e realiza proezas que não compreendemos. Jó 37:5