Bem Vindo

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Antonio Francisco Lisboa - O Aleijadinho Parte 2

1761- Executa obra do chafariz do Pissarão, situada no Alto da Cruz, perto da Igreja de Santa Efigênia.

1763- Realiza a primeira intervenção de características arquitetônicas; frontispício e as torres sineiras da Igreja matriz de São João Batista, em Morro Grande, hoje designado de Barão de Cocais. A imagem de São João Batista para o nicho da fachada e a cartela do fecho do arco-cruzeiro são, igualmente, da sua autoria.

1766- Realiza o projeto da Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto, as imagens do frontispício e a fonte-lavabo da sacristia.

1767- Ano da morte de seu pai, Manuel Francisco Lisboa, aos 70 anos de idade, Aleijadinho não foi contemplado no seu testamento, somente os filhos legitimos de sua mulher.

1768- Alista-se no Regimento da Infantaria dos Homens Pardos de Ouro Preto. Durante três anos, presta serviço militar que conjuga com uma atividade profissional intensa. Recebe a encomenda de uma obra seminal, a execução da fachada principal da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, de Sabará.Realiza os púlpitos da Igreja São Francisco de Assis, de Ouro Preto.

1770- O projeto do Carmo, em Ouro Preto sofreu algumas alterações.
Reforça sua atuação no Carmo de Sabará. Organiza a sua oficina segundo o modelo das corporações de ofícios de origem medieval que virá a ser acolhido no regulamento de 1772, aprovado pela Câmara de Vila Rica. Dada a importância crescente do seu ateliê, passa a contratar diretamente as suas empreitadas, auferindo uma remuneração elevada pelos seus projetos.

1771- Executa as esculturas do portal da igreja e a fonte-lavabo da sacristia na igreja do Carmo, de Sabará, realizadas em pedra-sabão, com a parceria de Francisco Lima Cerqueira, terminadas em 1780. Volta a trabalhar no projeto da fachada do Carmo de Ouro Preto. Dá parecer sobre o desenho da fachada e da planta da Igreja de São Manoel do Rio da Pomba. Começa a esculpir os púlpitos de São Francisco de Assis, de Ouro Preto. Teria projetado a casa do Açougue Público de Ouro Preto. Intervem na obra de talha e de escultura em duas Igrejas de Ouro Preto – Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora de Mercês e Perdões.

1772- Realiza o projeto de alterações na igreja São José dos Pardos, em Ouro Preto, para cuja Irmandade entra nesse ano e onde ascenderá a juiz, 6 anos depois. Termina a execução dos baixos-relevos escultóricos dos tambores dos púlpitos da igreja de São Francisco de Assis. Realiza o projeto, a pedido da Irmandade de São José, da capela-mor.

1773- Termina a grande participação nas obras da fachada da Igreja de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto. Continua os trabalhos para São Francisco de Assis, Ouro Preto, capela-mor e retábulo.

1774- Recebe a encomenda do Projeto da igreja São Francisco de Assis de São João Del Rei onde se inclui o risco da portada principal, proposta que mereceu aprovação da Irmandade de Ordem Terceira, em colaboração com Francisco Lima Cerqueira. Realiza o projeto da igreja São José de Ouro Preto, no qual introduz, posteriormente, algumas alterações. Executa as esculturas e obras de reconstituição da fachada da Igreja do Carmo de Sabará.

1775- Recebe a encomenda do crucifixo da sacristia e das imagens de roca de São Raimundo e de São Pedro Nolasco, para a igreja das Mercês e Perdões, em Ouro Preto.

1776- Executa o portal da igreja de são Miguel das Almas e das frentes-lavabos das igrejas de Nossa Senhora do Carmo e de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, obras que viriam a terminar em 1780. O governador da Capitania de Minas, D. Antônio de Noronha, cumprindo instruções do vice-rei, o marquês do Lavradio, de 4 de março, invoca todos os pedreiros, carpinteiros, serralheiros e ferreiros para integrar as forças militares que se ocupariam da reconstrução de uma fortificação no Rio grande do Sul. Aleijadinho é convocado para esta missão, tendo-se deslocado ao Rio de Janeiro, mas acabou por ser desconvocado e regressou a Minas Gerais.

http://www.museualeijadinho.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO

Deus faz-nos ver maravilhas e realiza proezas que não compreendemos. Jó 37:5