Bem Vindo

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Da Mihi Animas Caetera Tolle - Dai-me Almas, tira tudo o resto.


CARTA DO PAPA BENTO XVI
POR OCASIÃO DO CAPÍTULO GERAL
DOS SALESIANOS DE DOM BOSCO
Para o reverendo Pascual Chávez Villanueva, SDB
Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco
Estou particularmente satisfeito com a minha cordial saudação a você e os participantes do Capítulo Geral 26, que é um momento de graça na vida desta Congregação, agora presente em todos os continentes. No capítulo Os participantes serão necessárias para enfrentar a riqueza ea diversidade de experiências, culturas e expectativas dos salesianos, envolvido em muitas atividades apostólicas e desejosos de fazer o seu serviço à Igreja cada vez mais eficazes carisma. Dom Bosco é um dom de do Espírito para todo o Povo de Deus, mas só na escuta dócil e prontidão para a ação divina é possível interpretá-lo e torná-la fecunda também em nossos dias. O Espírito Santo, que desceu em abundância sobre a Igreja recém-nascido no dia de Pentecostes, continua como uma brisa a soprar onde ele vai, como o fogo para derreter o gelo do egoísmo, como a água para irrigar a terra seca. Em derramando uma abundância dos seus dons sobre os deputados capítulo, o Espírito vai chegar ao coração de seus irmãos, ele vai queimá-los com seu amor, incendiá-los com o desejo de santidade, levá-los a estar aberto à conversão e fortalecê-los na sua audácia apostólica.
Filhos de Dom Bosco pertencem entre as multidões de numerosos discípulos que Cristo consagrou a si mesmo através de seu Espírito, com um ato especial de amor. Ele tem separá-las para si, por esta razão, o primado de Deus e suas iniciativas deve brilhar no seu testemunho. Quando se renuncia a tudo para seguir o Senhor, quando se dá a ele tudo o que um querido detém, enfrentando todos os sacrifícios, uma não deve ser surpresa para se tornar, como aconteceu para o Divino Mestre, um "sinal de contradição", porque a forma como uma pessoa consagrada pensa e age muitas vezes acaba por colidir com a lógica do mundo. Realmente, este é um motivo de conforto, uma vez que atesta que o estilo de vida de uma pessoa consagrada é uma alternativa à cultura contemporânea e que ele pode desempenhar um papel nele, que, de certa forma, é profético. Para este fim, porém, é preciso estar alerta para as possíveis influências do secularismo, a fim de defender-se e, portanto, ser capaz de prosseguir com determinação no caminho em que uma estabeleceu, a superação de um modelo "liberal" de vida consagrada e levando uma vida totalmente centrada no primado do amor a Deus e ao próximo .
O tema escolhido para este Capítulo Geral é o mesmo programa de vida espiritual e apostólica de Dom Bosco, que fez a sua própria: "Da mihi animas, cetera tolle" [Dá-me almas, tira tudo o resto]. Este tema expressa a personalidade inteira do grande Santo's: espiritualidade profunda, criativa iniciativa, dinamismo apostólico, a aplicação incansável, pastoral ousadia, e especialmente sua dedicação total a Deus e à juventude. Ele foi um santo com uma única paixão: "a glória de Deus ea salvação das almas". É extremamente importante que cada salesiano continua a ser inspirado por Dom Bosco: ele poderá conhecê-lo, estudá-lo, imitá-lo, chamá-lo, faça a sua própria paixão apostólica de Dom Bosco, que brota do Coração de Cristo. Esta paixão é a capacidade de dar a si mesmo, de se entusiasmar pelas almas, para sofrer por amor, para aceitar com serenidade e alegria as demandas diárias e os sacrifícios de uma existência apostólica. O lema "Da mihi animas, cetera tolle", resume o misticismo e ascetismo do salesiano. Não pode haver místico ardente sem uma ascese vigoroso que sustenta ele, e vice-versa, ninguém está disposto a pagar um preço exorbitante a menos que ele tenha descoberto um tesouro fascinante e inestimável. Numa época de fragmentação e de fragilidade como a nossa, que é necessária para superar os efeitos dispersivos de ativismo e promover a unidade da vida espiritual através da aquisição de um profundo misticismo e ascetismo sólidos. Estas qualidades nutrir compromisso apostólico e são uma garantia de eficácia pastoral, e eles devem impregnar a viagem para a santidade de cada salesiano. A formação de novas vocações à vida consagrada salesiana deve centrar-se sobre eles. Lectio divina ea Eucaristia vivida diariamente são a luz ea força da vida consagrada salesiana o espiritual. O salesiano precisa nutrir seu dia com a escuta ea meditação da Palavra de Deus e com a ajuda dos jovens e dos fiéis leigos para apreciá-lo em suas vidas diárias, esforçando-se para além de testemunhar o que a palavra sugere. "A Eucaristia atrai-nos para o acto de Jesus, de auto-oblação. Mais do que recebemos o Logos encarnado passivamente, entramos na dinâmica da sua doação "(cf. Encíclica Deus caritas est, n. 13). Liderando uma simples, pobre, sóbria, essencial e austera vida: isso irá ajudar os salesianos a reforçar a sua resposta vocacional em face dos riscos e ameaças da mediocridade e deslizar em formas burguesas, isto irá aproximá-los aos mais necessitados e marginalizados.
Após o exemplo do seu amado Fundador, os Salesianos devem ser consumidos por ardor apostólico. A Igreja universal e das Igrejas particulares em que estão inseridos esperar dos Salesianos uma presença marcada pelo dinamismo e zelo pastoral evangélica ousadia. O pós-sinodal Exortações sobre a evangelização em vários continentes podem servir como um incentivo e uma guia na realização de uma evangelização inculturada nos diferentes contextos. A Nota doutrinal recente sobre alguns aspectos da Evangelização (3 de Dezembro de 2007) pode ajudá-los a aprender melhor forma de comunicar as riquezas do Evangelho a todos os presentes, especialmente às camadas mais pobres da juventude. Evangelização podem ser o foco principal e primordial de sua missão hoje. Ele oferece vários compromissos, desafios urgentes e vastos campos de ação, mas a sua tarefa fundamental é o de propor a todos a viver como a vida humana de Jesus. Multireligiosa Em situações e secularizada, inaudita devem ser encontradas formas de fazer a figura de Jesus Cristo conhecido , especialmente para os jovens, de modo que eles percebem sua fascinação perene. A ação apostólica dos salesianos deve ser centrado no anúncio de Jesus Cristo e seu Evangelho, bem como sobre o apelo à conversão, a aceitação da fé e da inserção na Igreja, a partir daqui, em seguida, começam as viagens de fé e de catequese , a vida litúrgica eo testemunho da caridade activa. carisma Seus coloca em situação privilegiada de poder apreciar a contribuição da educação no campo da evangelização da juventude. Sem educação, de fato, não há evangelização duradoura e profunda, não há crescimento ou maturação, não houve mudança de mentalidades e culturas. Os jovens porto um profundo desejo de uma vida plena, de amor autêntico, de liberdade construtiva, mas, infelizmente, suas expectativas são muitas vezes traído e chegar a nada. É indispensável para ajudar os jovens a tirar o máximo proveito de seus recursos interiores, tais como dinamismo e aspirações positivas, a apresentar-lhes propostas que são ricos em humanidade e os valores do Evangelho, para exortá-los a se integrar na sociedade como uma parte ativa dela através do trabalho e da participação e compromisso com o bem comum. Isto requer que aqueles que os para expandir as áreas de compromisso educacional com atenção para as novas formas de pobreza entre os jovens, a formação avançada e à imigração, mas também requer atenção à família e à sua participação. Eu refleti sobre esse aspecto mais importante na Carta sobre a emergência educativa que recentemente dirigida aos fiéis de Roma, e que agora presente em espírito a todos os salesianos.
Desde o início, a Congregação Salesiana foi envolvido na evangelização em várias partes do mundo: da Patagônia e da América Latina à Ásia e à Oceania, África e Madagascar. Na Europa, numa altura em que as vocações estão a diminuir e os desafios para a evangelização crescente, a Congregação Salesiana devem esforçar-se para reforçar a proposta do cristianismo, a presença da Igreja e do carisma de Dom Bosco sobre este continente. Assim como a Europa foi generosa no envio de vários missionários em todo o mundo, toda a Congregação pode igualmente estar disponível para a Europa, desenho em especial nas regiões onde as vocações são numerosos. Para prolongar no tempo a missão para os jovens, o Espírito Santo levou Dom Bosco para iniciar diversas formas de apostolado, inspirada na mesma perspectiva e partilha de objectivos comuns. As tarefas de evangelização e de ensino eficaz requer vários contributos que podem funcionar em sinergia. Por esta razão, os Salesianos têm envolvido no esforço numerosas vocações leigos, famílias e jovens, entre eles, inspirando apostólica que manter o carisma de Dom Bosco está vivo e fecundo. É necessário apresentar a esses jovens o fascínio da vida consagrada, a radicalidade do seguimento de Cristo, obediente, pobre e casto, o primado de Deus e do Espírito, a vida fraterna em comunidade e total dedicação à missão. Os jovens são sensíveis a sugestões de exigir compromisso, mas precisa de testemunhas e guias que podem acompanhá-los na descoberta e aceitação deste dom. Neste contexto, eu sei que a Congregação está dando atenção especial à vocação do salesiano coadjutor sem a qual perderia as características Dom Bosco quis dar a ela. Esta vocação não é, naturalmente, um que é fácil de discernir e acomodar. Desenvolve-se melhor onde quer secular vocações apostólicas são promovidas entre os jovens e lhes oferece um testemunho alegre e entusiasta da consagração religiosa. Que o exemplo ea intercessão do beato. Artemide Zatti e de outros veneráveis Irmãos Coadjutor, que passou a sua vida pelo Reino de Deus, obtenha o dom das vocações, como para a Família Salesiana, também hoje.
Aproveito de bom grado esta ocasião para dirigir os meus agradecimentos especiais para a Congregação Salesiana para o trabalho de investigação e formação que se realiza na Pontifícia Universidade Salesiana. Algumas das minhas actuais colaboradores mais próximos e mais estimados foram treinados e mais tarde lecionou lá. A identidade da universidade deriva do carisma de Dom Bosco e faz uma contribuição original e específica para toda a Igreja. É a única das Universidades Pontifícias, que tem uma Faculdade de Ciências da Educação e do Departamento de Pastoral Juvenil e Catequética, sustentado por contribuições de outras Faculdades. Com vista a um estudo que aproveita a diversidade de culturas e é atenta à multiplicidade de contextos, é de se esperar que a presença neste universitária de professores de toda a Congregação vai aumentar. Na emergência educativa, que existe em muitas partes do mundo, a Igreja precisa da contribuição de estudiosos que analisam a metodologia dos processos pedagógicos e formativos, a evangelização da juventude e da sua educação moral, trabalhando em conjunto soluções para os desafios da pós-modernidade , interculturalidade e da comunicação social, procurando, ao mesmo tempo para ir para a ajuda das famílias. Não há dúvida de que o sistema preventivo de Dom Bosco e da tradição educativa salesiana levará certamente a Congregação para propor uma pedagogia atualizada cristã, inspirado por suas próprias carisma específico. Educação constitui um dos pontos-chave da questão antropológica, hoje, para cuja solução Estou certo de que a Universidade Pontifícia Salesiana não vai deixar de fazer uma contribuição preciosa.
Pe. Reitor-Mor, a tarefa que está diante da Congregação Salesiana é árdua e exaltando também: de fato, cada membro de sua grande família religiosa é chamada a tornar presente Dom Bosco entre os jovens do nosso tempo. Em 2015 você estará comemorando o bicentenário do seu nascimento e com as decisões tomadas no presente Capítulo Geral, que já estão começando os preparativos para a celebração deste Jubileu importante. Maio deste estimular você a ser cada vez mais "sinais credíveis do amor de Deus para o jovens "e para garantir que os jovens são verdadeiramente a esperança da Igreja e da sociedade. Que a Virgem Maria, que Dom Bosco ensinou a invocar como Mãe da Igreja e Auxílio dos Cristãos, o sustento em suas resoluções. "É ela quem fez todas as coisas", Dom Bosco costumava repetir no final de sua vida, referindo-se a Maria. Será assim mais uma vez, Maria, que é o seu guia e professor. Ela irá ajudá-lo a comunicar "carisma de Dom Bosco". Ela será a Mãe e Estrela da Esperança para a sua Congregação e de toda a Família Salesiana, para os educadores e principalmente para os jovens. Ao trazer minhas Reflexões a sua atenção, renovo a expressão da minha gratidão por seu serviço à Igreja e, como eu lhe asseguro a minha oração constante, saúdo concedo uma especial Bênção Apostólica a vós, Reitor-Mor, aos participantes na Assembleia capítulo e para toda a Família Salesiana.
Vaticano, 1 de março de 2008
BENEDICTUS PP. XVI

http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/letters/2008/documents/hf_ben-xvi_let_20080301_capitolo-salesiani_en.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO

Deus faz-nos ver maravilhas e realiza proezas que não compreendemos. Jó 37:5