Bem Vindo

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Paróquia de Nossa Senhora da Saúde - Mucuripe - Fortaleza - Ceará








Região Metropolitana I

Paróquia de Nossa Senhora da Saúde

PÁROCO
Pe. Alderi Leite de Araújo

ENDEREÇO DA IGREJA MATRIZ
Av. Abolição, 3929
Ver mapa de localização

SECRETARIA
Av. Abolição, 3929 - Mucuripe - 60165-082 - Fortaleza - CE
Secretário(a): Rita do Carmo do Nascimento e Maria Eliezita Cardoso Justino
Fone: (85) 3263-1538 - Fax: (85) 3263-1538
E-mail: boanatociadasaude@gmail.com


DIAS E HORÁRIOS DE MISSAS
Domingo: 07h00min, 08h30min, 17h00min, 19h00min
Segunda-feira: 17h30min
Terça-feira: 06h30min, 17h30min
Quarta-feira: 06h30min, 17h30min
Quinta-feira: 06h30min, 17h30min
Sexta-feira: 06h30min, 17h30min
Sábado: 17h00min

VIGÁRIOS PAROQUIAIS

- Pe. José Nilson de Oliveira Lima
- Pe. José Álvaro Campos Vieira
- Pe. Werlen Arcanjo de Oliveira Campos

Diáconos Permanentes
Diác. Paulo Rodrigues da Silva


A devoção a nossa senhora da saúde no mucuripe é, sem dúvida um ato de fé. Conta a história que ocorre de boca em boca, pelos antigos moradores, que no século XVIII Fortaleza sofria os horrores da peste bubônica e no Mucuripe a doença fez tantas vítimias que não dando tempo enterrá-las no Cemitério São João Batista, devido à distância, passaram a seputá-las nos morros, pricipalmente do Teixeira. A dor dos habitantes, pela perda dos entes queridos, não podia mais ser avaliada, quando chegou ao bairro uma senhora vinda do Rio de Janeiro com uma pequena imagem de Nossa Senhora (não indentificada pelos depoimentos dos moradores).

Diante do desespero das famílias e do quadro desolador que via à frente, ela implorou a Nossa Senhora da Saúde a cura do mal. Em troca prometeu construir uma capela para que todos pudessem agradecer a graça concedida. A peste foi em pouco tempo debelada e assim foi erguida a primeira capela de Nossa Senhora da Saúde, no morro do Teixeira.

Iniciando assim o novenário sendo celebrado com grande festa, nos dias 29 de agosto até o dia 08 de setembro. Com o tempo, a capela foi soterrada pela areia e os moradores contruíram outra capela em homenagem a Nossa Senhora da Saúde, que teve sua Pedra fundamental no 1º de agosto de 1852. (hoje capela de São Pedro, na Avenida Beira mar). Com a quantidade dos fieis aumentando, e a dedicação a Nossa Senhora da Saúde. Devido a problemas administrativos a capela foi interditada a 11 de dezembro de 1930.

A pequenina imagem ficou desaparecida sem se conhecer seu paradeiro por um longo tempo. Com a interdição da capela as missas passaram a ser celebradas em frente à casa do senhor Pedro Rufino, pai de dona Nicota. Nesse período surgiu a necessidade de uma igreja maior, pois quanto mais surgiam dificuldades mais o povo demonstrava sua fé e esperança. No dia 29 de junho de 1931 foi lançada a pedra fundamental da atual Igreja de Nossa Senhora da Saúde, iniciaram assim em regime de mutirão a construção da Igreja-Matriz, onde os moradores chegaram a carregar pedras na cabeça para auxiliar a construção.
A obra levou quatro anos para ficar pronta inclusive com a Casa Paroquial, hoje secretaria paroquial, de frente para o mar, com sua frente virada para Av. Abolição, sendo abençoada uma nova e maior imagem da virgem a 06 de setembro do mesmo ano, aqual veneramos até hoje. A pequenina imagem original que a anos ficou desaparecida foi devolvida e restaurada e, hoje, a podemos venerá-la aos pés de Jesus ressucitado no altar mor da Igreja matriz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

BEM VINDO

Deus faz-nos ver maravilhas e realiza proezas que não compreendemos. Jó 37:5