Bem Vindo

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Seminário recebe físico italiano que participou da restauração da Capela Sistina - ECOMUSEU ILHA GRANDE


Seminário recebe físico italiano que participou da restauração da Capela Sistina.


No ano da Itália no Brasil, o Ecomuseu Ilha Grande, por meio do Departamento Cultural da Sub-reitoria de Extensão e Cultura da UERJ, realiza, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2011, o seminário Brasil-Itália: reflexões e estudos para uma preservação integrada de bens culturais, no auditório 11.033 do Instituto de Artes da UERJ – campus Maracanã. No primeiro dia do evento, três palestrantes abordarão o tema “Diálogos na preservação de bens culturais"; no seguinte, mais quatro autoridades falarão sobre “Arqueometria: aplicação de métodos físicos e químicos na preservação de bens culturais”.


Um dos destaques é a presença do pesquisador Giovanni Ettore Gigante, professor titular em Física Aplicada da Faculdade de Ciências da Universidade La Sapienza, de Roma, onde é coordenador dos estudos de Arqueometria – disciplina científica que emprega métodos físicos ou químicos, como sediomentologia, botânica, arqueozoologia, antropologia e análise dos materiais, associando história da arte e ciência. Gigante também é membro-fundador da Sociedade Italiana de Arqueometria e foi um dos principais responsáveis da restauração da Capela Sistina – que, ao todo, durou 29 anos (1980 - 1999) - e participa de projetos de intercâmbio cultural, principalmente com o Brasil e o México. Nesta visita à UERJ o pesquisador falará sobre os “Aspectos gerais da caracterização e conservação de bens culturais na União Europeia”.


O seminário tem por objetivo promover encontros entre restauradores, conservadores, museólogos, cientistas, arquitetos, arqueólogos, professores, estudantes e agentes culturais para refletir e debater sobre as possibilidades de atuações interdisciplinares e integradas em prol da preservação do patrimônio cultural brasileiro. As inscrições estão abertas até o dia 18 de fevereiro pelo email seminariodebensculturais@gmail.com, com vagas limitadas.


Fonte: Ecomuseu Ilha Grande. Tel. (21) 2334-0939/ ecomuseu@uerj.br

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Capela de Santo Antonio - Mondubim - Ceará

Em 1879, aos cuidados do Major Antonio Carneiro Monteiro, grande devoto de Santo Antonio, foi construida a Capela de Santo Antonio, tão grande era a sua devoção que mandou vim de Portugal, uma linda imagem de Santo Antonio, feita de madeira para inaugurar a Capela que mais tarde deixaria como patrimônio para a sua Familia.

BEM VINDO

Deus faz-nos ver maravilhas e realiza proezas que não compreendemos. Jó 37:5