Bem Vindo

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Férias No Ceará - Sábado e Domingo têm Circuito de Turismo Religioso em Fortaleza.




Está em Fortaleza, de Férias ?
Não deixe de conhecer o Projeto Circuito de Turismo Religioso de Fortaleza.

A iniciativa visa ampliar as opções da oferta turística na cidade, com a inclusão do turismo religioso no roteiro daqueles que visitam a capital, a partir do dia 7 de janeiro de 2012.
O projeto conta com dois roteiros gratuitos, com duas paradas, algumas delas com celebração de missas. Além disso, serão distribuídos material informativo e brindes como terços e missais.
O visitante terá à sua disposição um guia para detalhar a história dos monumentos, igrejas, estátuas e bustos que remetem à religiosidade cristã na capital. Assim, a população local e os turistas poderão visitar as igrejas e conhecer a história, a origem da santa padroeira e os detalhes da arquitetura religiosa. Confira abaixo os roteiros oferecidos.


ROTEIRO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


Sai da Igreja de Fátima, passa pelo centro histórico de Fortaleza, segue pelo bairro Moura Brasil/Leste Oeste, depois pelo Jacarecanga e se encerra na Barra do Ceará. Neste roteiro será possível conhecer, entre outros, o Santuário de Fátima, A Igreja do Carmo, a Catedral da Sé, o Paço Municipal, as ruínas do templo de São Francisco, o cemitério São João batista e a exótica Igreja de Nossa Senhora da Assunção.
Saídas: 7/01, 14/01, 20/01, 21/01, 27/01 e 28/01/12.
Horários: manhã, das 8h às 12h; tarde, das 14h às 18h.
Local de partida/retorno: Santuário Nossa Senhora de Fátima – av. 13 de Maio, 200, Bairro de Fátima.


ROTEIRO NOSSA SENHORA DA SAÚDE


Sai do Mucuripe, da Igreja Nossa Senhora da Saúde, passa pelo Meireles, pela Praia de Iracema, Parquelândia/São Gerardo, Otávio Bonfim, Centro Histórico e volta para o Mucuripe. Neste passeio serão visitados: a Igreja de Santa Luzia, o Seminário da Prainha, o Monumento do Cristo Redentor, Igreja do Pequeno Grande, Igreja do Rosário e a Igreja de São Pedro, o busto de Dom Aloisio Lorscheider, na Igreja de Santo Afonso, entre outros.
Saídas: 8/01, 15/01, 22/01 e 29/01/12.
Horários: manhã, das 8h às 12h; tarde, das 14h às 18h
Local de partida/retorno: Santuário Nossa Senhora da Saúde, Av. Abolição, n. 3929, Bairro Mucuripe.
As inscrições serão realizadas através do e-mail circuitoreligioso@gmail.com.br ou pelos telefones (85) 8835-9915 e (85) 3237-2687, com Gerson Linhares.




Mais informações pelo (85) 3264-0931


Fotografia: Edimar Bento

Estive, conhecendo o roteiro de Nossa Senhora de Fátima, e posso dizer o seguinte: Não percam esta oportunidade de conhecer a história da cidade de Fortaleza e a Religiosidade do povo Cearense. Gerson Linhares dá uma aula de História por cada Marco importante da Cidade de Fortaleza.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Tríduo preparatório de comemoração do centenário de criação da Arquidiocese de Fortaleza

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Fortaleza, fala sobre o tríduo preparatório de comemoração do centenário de criação da Arquidiocese de Fortaleza que será realizado em 2015.
confira o vídeo.

Paróquia São José de Ribamar (Aquiraz) realiza festa de São Sebastião - 12 a 22 de janeiro 2012.


A Paróquia São José de Ribamar, em Aquiraz, realiza de 12 a 22 de janeiro, na Igreja Matriz, a festa de São Sebastião tendo como tema “A exemplo de São Sebastião, vamos Evangelizar”. Durante os festejos no dia 12 de janeiro, às 18h30min, abertura com procissão, hasteamento da bandeira e missa. De 13 a 21, às 18h30min, novena e missa. No dia 22 de janeiro, às 17h o encerramento será marcado com procissão e missa campal. Na parte social leilões, barracas, parque de diversão e outras atrações.
Informações (85) 3361 1122, na Paróquia de Aquiraz.

Pastorais de juventude da Arquidiocese de Fortaleza organizam chegada da Cruz Peregrina e Ícone de Maria em Fortaleza.JMJ 2013.




A reunião aconteceu na tarde de ontem, 10 de janeiro de 2012, no Centro de Pastoral “Maria Mãe da Igreja”, alguns padres e representantes dos grupos e pastorais da juventude das paróquias reuniram-se com a finalidade de pensar a visita da cruz peregrina e do ícone de Maria na Arquidiocese nos dias 1, 2 e 3 de março de 2012. Na pauta alguns esclarecimentos sobre a programação e estrutura para os três dias que os símbolos ficarão na arquidiocese. Curiosidades como o tamanho, translado e a montagem foram abordados, além da motivação para retaliação de vigílias que acontecerão nas Paróquia de Pajuçara e Bom Jardim. Algumas comunidades em situações delicadas de violência e maus tratos contra os jovens, etc., também serão visitadas. Shows católicos, encontros preparativos, orações e celebrações eucarísticas também estão sendo organizados.

A peregrinação da Cruz e do ícone mariano faz parte da programação que antecede a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, jovens de todo o mundo estarão reunidos na cidade do Rio de Janeiro (RJ) para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que pela primeira vez vem ao Brasil. Essa é a oportunidade dos jovens reforçarem os laços da fé através de palestras, adorações e encontro com o papa Bento XVI. Em Fortaleza padre Duarte Medeiros é o coordenador arquidiocesano da visita da Cruz Peregrina e do ícone mariano.

Informações no Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza (85) 3388 8703. Você também pode visitar o site http://www.rio2013.com/pt

Site da Foto:http://juventudesul.blogspot.com/2011/12/cruz-peregrina-do-jmj-2013.html

domingo, 8 de janeiro de 2012

Movimento Sacerdotal Mariano - Convida para Cenáculo - Turismo Religioso - Fortaleza











O MOVIMENTO SACERDOTAL MARIANO - (MSM).


Em Maio de 1972, o Padre Stéfano Gobbi, de Milão (Itália) fazia uma peregrinação em Fátima quando teve uma grande inspiração: rezar pelos padres e formar com eles um grupo de oração consagrado ao Imaculado Coração de Maria.

A partir de Julho de 1973, Maria passa a transmitir-lhe mensagens por locução interior. E assim nasceu o "Movimento Sacerdotal Mariano", que se espalhou pelo mundo inteiro, com uma enorme quantidade de membros: bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos.

Nas mensagens, dirigidas especialmente aos sacerdotes, Maria convida toda a humanidade a consagração ao seu Coração Imaculado, por meio da conversão, do amor, da oração e da penitência, e anuncia a purificação da Igreja e do mundo e a Segunda vinda de Jesus.

Algumas Mensagens Nossa Senhora diz: "Vão muitas almas para o Inferno, pelo fato de não haver quem se sacrifique e peça por elas, falei a Lúcia, Francisco e Jacinta quando lhes apareci em Fátima. Hoje digo-vos: quantas almas podereis vós livrá-las do fogo do inferno e mandá-las para o céu, se todos os dias, em união comigo, rezarem e se sacrificarem por elas." (13/08/1982).
COMO FAZER O CENÁCULO COM MARIA.

NOSSA SENHORA pede que façamos os Cenáculos, pois, através do Ato de Consagração, feito no final, entramos dentro do seu Coração Imaculado, para lá nos prepararmos, em oração, para recebermos o Espírito de Amor, o Espírito Santo.

1) Por isso, iniciar o Cenáculo sempre com a oração que NOSSA SENHORA nos ensinou em sua mensagem de 7-6-81, na Festa de Pentecostes:

"VINDE, ESPÍRITO SANTO, VINDE POR MEIO DA PODEROSA INTERCESSÃO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA, VOSSA AMADÍSSIMA ESPOSA". (3X)

2) Reza do terço, meditando os mistérios, diante de uma imagem de NOSSA SENHORA. No final rezar pelo Papa e suas intenções - um Pai-nosso, uma Ave-Maria e um Glória ao Pai e uma Ave-Maria pelo Pe. Gobbi. Os cânticos são livres e podem ser intercalados durante o Cenáculo. Ex.: A 13 de Maio, Maria de Nazaré etc.

3) Leitura de uma mensagem do Livro Aos Sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora. Segue-se um breve comentário. Mas "não faz parte do espírito dos nossos encontros passar o tempo a ouvir sábias conferências: haveria o perigo de transformar o Cená­culo em Academia e a Fraternidade em polêmica" (Pe. Stefano Gobbi, Circular 19).

4) Um pouco de catecismo (nos Cenáculos familiares, de jovens e de crianças). Usar o novo Catecismo da Igreja Católica.

5) Fraternidade: troca de experiências para que nos conheça­mos, nos ajudemos mutuamente a irmos adiante e nos amemos sempre mais.

6) Ato de Consagração ao Coração Imaculado de Maria (usar sempre a consagração que se encontra logo abaixo). É o ato mais importante do Cenáculo, através do qual nós entramos dentro do Coração Imaculado de Maria para ali encontrar conforto, amor, luz, graça, paz, fé e a segurança do refúgio seguro que nos protege e defende de todos os perigos. Se na conclusão do Cenáculo houver celebração da Santa Missa, o Ato de Consagração deve ser feito antes do ofertório.

7) Ação de Graças: após a comunhão, dizer a JESUS o que NOSSA SENHORA nos ensinou na mensagem "Mãe da adoração e da reparação", de 21 de agosto de 1987:

"JESUS, TU ÉS O NOSSO AMOR; JESUS, TU ÉS O NOSSO ÚNICO GRANDE AMIGO; JESUS, NÓS TE AMAMOS; JESUS, NÓS ESTAMOS APAIXONADOS POR TI".
Fonte:http://www.derradeirasgracas.com/2.%20Segunda%20P%C3%A1gina/As%20Devo%C3%A7%C3%B5es/2.%20DEVO%C3%87%C3%95ES%20A%20MARIA%20SANT%C3%8DSSIMA/O%20Cen%C3%A1culo%20com%20Maria%20-%20Pe.%20Gobbi%20-%20Como%20Fazer..htm

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Circuitos Turísticos Religiosos recomeçam neste sábado.07 de janeiro 2012 - Instituto Semeando - Secretaria de Turismo de Fortaleza.







Recomeça amanhã o projeto Circuitos Turísticos Religiosos, lançado pela Prefeita Luizianne Lins no último mês de dezembro.

A programação segue até o dia 29 de janeiro, sempre aos finais de semana.

O projeto disponibiliza gratuitamente dois roteiros que percorrem cerca de 20 igrejas e monumentos ligados à religiosidade cristã na capital cearense.

O roteiro Nossa Senhora de Fátima sai da Igreja de Fátima, passa pelo centro histórico de Fortaleza, segue pelo bairro Moura

Brasil e pela Leste Oeste, passa pelo Jacarecanga e chega à Barra do Ceará.

Neste roteiro é possível conhecer o Santuário de Fátima, a Igreja do Carmo, a Catedral da Sé, o Paço Municipal, as ruínas do templo de São Francisco, o cemitério São João Batista e a Igreja de Nossa Senhora da Assunção.

Os horários de saída do roteiro Nossa Senhora de Fátima começam às oito da manhã, no Santuário Nossa Senhora de Fátima. O endereço é Avenida 13 de Maio, número 200.

O segundo roteiro é o Nossa Senhora da Saúde, que também tem saídas a partir das oito da manhã aos sábados e domingos.

Quem escolhe essa opção sai do Mucuripe, passa pela Igreja Nossa Senhora da Saúde, Meireles, Praia de Iracema, Parquelândia, Otávio Bonfim, Centro Histórico e volta para o Mucuripe.

Neste passeio são visitados a Igreja de Santa Luzia, o Seminário da Prainha, o Monumento do Cristo Redentor, Igreja do Pequeno Grande, Igreja do Rosário e a Igreja de São Pedro, entre outros pontos.

O Nossa Senhora da Saúde tem ponto de partida e chegada no Santuário Nossa Senhora da Saúde, que fica na Avenida Abolição, número 3929, no Mucuripe.

O Circuito de Turismo Religioso é uma realização do Instituto Semeando, em parceria com a Secretaria de Turismo de Fortaleza.

É possível fazer inscrição antecipadamente em um dos roteiros pelo e-mail circuitoreligioso@gmail.com.br ou pelo telefone 3237.2687.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

TRÍDUO EM PREPARAÇÃO PARA OS VOTOS PERPÉTUO DAS IRMÃS JOSEFINA. Igreja São José - Parque São José - Fortaleza


Tríduo em preparação para os votos perpétuo das irmãs Josefina.

Dia 04/01/2012 ás 18h.30 - Encontro com as famílias.
Dia 05/01/2012 ás 18h.30 - Hora Santa
Dia 06/01/2012 ás 18h.30 - Encontro com os jovens
Dia 07/01/2012 ás 19h.00 - Celebração Eucarística e profissão dos votos perpétuo das Irmãs Josefina.

Igreja São José
Av. Osório de Paiva - Parque São José - Próximo ao terminal do Siqueira.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Padre Roberto Landell de Moura - Herói da Pátria



Inventor do Transmissor de Ondas e Telefone sem Fio


É considerado um dos vários "pais" do rádio, no caso o pai brasileiro do Rádio. Foi pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radioemissão e telefonia por radio) antes mesmo que outros inventores, como o canadense Reginald Fessenden (dezembro de 1900). Marconi se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio; e só transmitiu a voz humana em 1914. Pelo seu pioneirismo, o Padre Landell é o patrono dos radioamadores do Brasil.

A Fundação Educacional Padre Landell de Moura foi assim batizada em sua homenagem, assim como o CPqD (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento) instalado em Campinas-SP pela Telebrás em 1976 denomina-se Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Pe. Roberto Landell de Moura. O Exército Brasileiro em homenagem ao insigne cientista gaúcho, concedeu em 2005 a denominação histórica de "Centro de Telemática Landell de Moura" ao 1° Centro de Telemática de Área, organização militar de telecomunicações situada na cidade de Porto Alegre.

O Padre Landell

Roberto Landell de Moura, nascido aos 21 de janeiro de 1861, em Porto Alegre-RS, estudou com os Jesuítas de São Leopoldo-RS a partir de 1879 antes de seguir para a Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Em companhia do irmão Guilherme, seguiu para Roma, matriculando-se a 22 de março de 1878 no Colégio Pio Americano e na Universidade Gregoriana, estudou Teologia, Física e Química e se tornou sacerdote católico em 1886. Em Roma, iniciou os estudos de física e eletricidade. No Brasil, como autodidata continuou seus estudos, e realizou as suas primeiras experiências públicas na cidade de São Paulo, no final do século XIX.

Quando voltou ao Brasil, substituiu algumas vezes o coadjutor do capelão do Paço Imperial, no Rio de Janeiro, e manteve longos diálogos científicos com D. Pedro II. Depois disso, serviu em uma série de cidades dos Estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo: Porto Alegre, Uruguaiana, Santos, Campinas, São Paulo.

De volta ao Brasil, exerceu o ministério sacerdotal em Porto Alegre-RS (1887), Uruguaiana-RS (1891), São Paulo-SP (1892), Campinas-SP (1893); em Campinas, ele teve o equipamento destruído, acusado de bruxo. Em todas essas localidades ele fazia demonstrações de transmissões da palavra à distância; na capital paulista, transmitiu sinais sonoros da hoje Avenida Paulista até Santana, numa distância de 8 quilômetros. No ano de 1900, registrou a patente n.º 3.279 sobre seu aparelho apropriado à transmissão da palavra à distância, com ou sem fios, através do espaço, da terra e da água.

Em 1904, o padre Landell registrou nos Estados Unidos o transmissor de ondas, o telefone sem fio e o telégrafo sem fio. Além disso, inventou a válvula de três eletrodos, uma peça fundamental para o desenvolvimento da radiodifusão. De volta ao Brasil no ano seguinte, no Rio de Janeiro, o inventor solicitou ao Presidente Rodrigues Alves dois barcos para poder demonstrar o seu invento; ocasião em que foi tachado de "maluco e espírita" e teve seu equipamento destruído outra vez. O humilde clérigo foi então exercer o seu ofício religioso em Botucatu-SP e Mogi das Cruzes-SP. Depois, em Porto Alegre-RS, nas paróquias do Menino Deus e do Rosário.

Padre Landell morreu em Porto Alegre aos 30 de julho de 1928. Nos escritos teóricos e nas experiências concretas do padre Landell há descobertas científicas que eram bem mais avançadas do que as de Marconi. Por falta de compreensão e recursos financeiros, até as patentes sobre seus inventos ficaram no esquecimento. Em 1967, foi criada em Porto Alegre a Fundação Padre Landell de Moura, que tem o objetivo de promover a educação por meio do som e da imagem.

Transmissão da voz

Foi pioneiro na transmissão da voz, utilizando equipamentos de rádio de sua construção patenteados no Brasil em 1901, e, posteriormente, nos Estados Unidos em 1904. Landell transmitiu a voz humana por meio de dois veículos; o primeiro, um transmissor de ondas que utilizava um microfone eletromecânico de sua invenção que recolhia as ondas sonoras através de uma câmara de ressonância onde um diafragma metálico abria e fechava o circuito do primário de uma bobina de Ruhmkorff, e induzia no secundário dessa bobina uma alta tensão que era irradiada ou através de uma antena ou de duas esferas centelhadoras. A detecção era feita por dispositivos que foram sendo melhorados ao longo do tempo
O segundo meio utilizado pelo cientista era através do aparelho de telefone sem fio, que utilizava a luz como uma onda portadora da informação de áudio. Neste aparelho, as variações das pressões acústicas da voz do locutor eram transformadas em variações de intensidade de luz, de acordo com a onda de voz, que eram captadas em seu destino por uma superfície parabólica espelhada em cujo foco havia um dispositivo cuja resistência ohmica variava segundo as variações da intensidade de luz. No circuito de detecção havia apenas o dispositivo fotossensível, uma chave, um par de fones de ouvido e uma bateria. Por utilizar a luz como meio de transporte de informação, Landell é considerado um dos precursores das fibras ópticas.

O Padre Landell realizou experiências a partir de 1892 e 1893, em Campinas e em São Paulo. O jornal O Estado de S.Paulo noticiou que, em 1899, ele transmitiu a voz humana a partir do Colégio das Irmãs de São José, hoje Colégio Santana, no alto do bairro de Santana, zona norte da capital paulista. Também efetuou demonstrações públicas de seu invento no dia 3 de junho de 1900 sendo noticiada pelo Jornal do Commercio de 10 de junho de 1900:

"No domingo passado, no alto de Santana, na cidade de São Paulo, o padre Landell de Moura fez uma experiência particular com vários aparelhos de sua invenção. No intuito de demonstrar algumas leis por ele descobertas no estudo da propagação do som, da luz e da eletricidade através do espaço, as quais foram coroadas de brilhante êxito. Assistiram a esta prova, entre outras pessoas, Percy Charles Parmenter Lupton, representante do governo britânico, e sua família".

Em 1903, Arthur Dias, em seu livro "Brasil Actual", faz referência a Landell de Moura, descrevendo, entre outras coisas, o seguinte:

"logo que chegou a S. Paulo, em 1893, começou a fazer experiências preliminares, no intuito de conseguir o seu intento de transmitir a voz humana a uma distância de 8, 10 ou 12 km, sem necessidade de fios metálicos.

Após alguns meses de penosos trabalhos, obteve excelentes resultados com um dos aparelhos construídos. O telefone sem fios é reputado a mais importante das descobertas do Padre Landell, e as diversas experiências por ele realizadas na presença do vice-cônsul inglês de S. Paulo, Sr. Percy Charles Parmenter Lupton, e de outras pessoas de elevada posição social, foram tão brilhantes que o Dr. Rodrigues Botet, ao dar notícias desses ensaios, disse não estar longe o momento da sagração do Padre Landell como autor de descobertas maravilhosas".

Incompreensão e descaso do Brasil

O êxito das experiências do Padre Landell não tiverem a devida acolhida das autoridades brasileiras da época, conforme se verifica em reportagem publicada no jornal La Voz de España, (editado em S. Paulo), no dia 16 de dezembro de 1900, que diz:

"quantas e que amargas decepções experimentou Padre Landell ao ver que o governo e a imprensa de seu país, em lugar de o alentarem com aplauso, incentivando-o a prosseguir na carreira triunfal, fez pouco ou nenhum caso de seus notáveis inventos."

Estava em Campinas quando, numa tarde, ao retornar da visita a um doente, encontrou a porta da casa paroquial arrebentada e seu laboratório e instrumentos completamente destruídos.

Visto por uma população ignorante como "herege", "impostor", "feiticeiro perigoso", "louco", "bruxo" e "padre renegado" por seus experimentos envolvendo transmissões de rádio dois dias antes em São Paulo, pagou com sofrimento, isolamento e indiferença sua posição de absoluto vanguardismo científico.

Em junho de 1900, por carta, Landell de Moura pretendeu doar seus inventos ao governo britânico, como registrou em pesquisa para doutorado na USP, em 1999, o historiador da ciência Francisco Assis de Queiroz.

Em 1905, ao retornar ao Brasil após uma estada de três anos nos Estados Unidos, ainda teve energia para enviar uma carta ao presidente da República, Rodrigues Alves. Solicitava dois navios da esquadra de guerra para demonstrar os seus inventos que revolucionariam a comunicação (chegou a dizer que, no futuro, haveria comunicação interplanetária). O assistente do presidente, no entanto, preferiu interpretá-lo como um "maluco" e o pedido foi negado. Na Itália, quando fez um pedido semelhante, Marconi teve toda a esquadra à disposição.

Landell não conseguiu conseguiu financiamento privado ou governamental para continuar as suas pesquisas nem para construir equipamentos de rádio em escala industrial.

Monografia de CLAUDIA JOSIANI DOS SANTOS ZALTRÃO

RESGATE DA MEMÓRIA CIENTÍFICA NACIONAL: A OBRA DO PADRE ROBERTO LANDELL DE MOURA

Monografia apresentada à disciplina de Projeto de Pesquisa em Informação II como requisito parcial à conclusão do curso de Gestão da Informação, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Paraná.

Claudia presta uma grande contribuição a história através desta pesquisa que resgata a obra deste cientista brasileiro que é um ilustre desconhecido aqui mesmo no Brasil.

"Estudo histórico sobre o Padre Roberto Landell de Moura, parte de um levantamento da literatura, buscando descrever a vida do referido padre, as dificuldades que enfrentadas na época como pesquisador, e seus inventos. A escolha do tema originou-se pela instigante história de Landell de Moura e no interesse de divulgar sua obra, visto que grande parte da população brasileira desconhece sua biografia. Objetiva fazer resgate da memória científica nacional, a partir da trajetória de Landell de Moura, a fim de destacar a falta de incentivo à área de Ciência e Tecnologia e à área de Pesquisa e Desenvolvimento. Aborda, sucintamente, a questão de patentes, descrevendo seus aspectos principais. Identifica os inventos patenteados por Landell de Moura, apontando suas principais características. Tece comparativo sobre as realizações de Landell de Moura e as do italiano Guglielmo Marconi, principal “concorrente” do pesquisador brasileiro, e considerado o precursor do rádio. Estabelece análise crítica sobre o não reconhecimento nacional de Landell de Moura e constitui comparativo com a atual situação da Ciência e Tecnologia no país."
Acesse: link monografia completa http://sarmento.net.br/Documentos/Claudia%20J%20dos%20Santos%20Zaltrao.pdf
Referências

FEPLAM
Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura

http://www.feplam.org.br/

TRIBUTO AO PADRE-CIENTISTA ROBERTO LANDELL DE MOURA

http://www.qtcbrasil.com.br/landell/default.asp

PADRE ROBERTO LANDELL DE MOURA

http://www.pucrs.br/famecos/vozesrad/ldemoura/ldemoura/ldemoura.html

fonte:http://sarmento.net.br/Padre_Roberto_Landell_de_Moura.htm

BEM VINDO

Deus faz-nos ver maravilhas e realiza proezas que não compreendemos. Jó 37:5