Bem Vindo

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Encontro dos Responsáveis Adultos pela Evangelização da Juventude e dos Assessores Adultos da Expressões - Aparecida - São Paulo.

 
 
Estão prorrogadas as inscrições, a partir desta segunda-feira (15), para Encontro dos Responsáveis Diocesanos da Evangelização da Juventude e dos Assessores Adultos das Expressões. O encontro já está em sua sétima edição e acontecerá de 1º a 3 de setembro de 2016, em Aparecida (SP).
No encontro, será apresentada uma pesquisa sobre a “realidade juvenil no Brasil: obstáculos, desafios e possibilidades para a evangelização da juventude”. Também estão na programação os desdobramentos do Projeto Rota 300.
Além disso, será construída a proposta da Semana Missionária Juvenil no Brasil e no Vale do Paraíba, que acontecerá de 22 a 30 de julho de 2017, no encerramento do #Rota300.
Como ocorre tradicionalmente, o público do encontro: são Bispos Referenciais Regionais da evangelização da juventude, responsável adulto da evangelização da juventude da diocese, os assessores adultos de cada expressão juvenil (Movimentos, PJs, Novas Comunidades e Congregações) e adultos do Setor Diocesano de Juventude.
A Comissão para a Juventude divulgou uma carta-convite para os participantes, com todas as instruções.
 
 
Quem pode participar?
Assessor adulto de Nova Comunidade;
Assessor adulto de Movimento;
Assessor adulto de Congregação;
Assessor adulto da Pastoral da Juventude;
Responsável adulto da evangelização da juventude na sua (arqui)diocese;
Adulto Responsável pelo Setor (arqui)diocesano de Juventude;
Bispo Referencial da evangelização da juventude no regional.
—  Qual a data do evento?
Data: 01 (quinta-feira, 08h) a 03 (sábado, almoço) de setembro de 2016
— Em que local acontecerá?
Centro de Conferências – Subsolo do Santuário de Aparecida (ao lado da casa do pão)
— Até que dia devo me inscrever?
As inscrições foram prorrogadas até dia 25/08/2016
— Quanto é a taxa de inscrição e quando deverá ser pago?
Taxa: R$ 130,00; e o pagamento será realizado no ato do recebimento do crachá e dos demais materiais, com Recibo da CNBB.
— Há limites de vagas?
Não haverá limite de vagas. Lembrando que o encontro é para adultos.
— Como se dará em relação a hospedagem e alimentação?
Cada participante deverá procurar livremente um lugar para se hospedar e onde tomar o café, almoço e jantar. A praça de alimentação do Santuário estará aberta.
Os lanches da manhã e da tarde serão oferecidos pela organização, para facilitar o desenvolvimento do encontro.
 
 
 
Conheça mais sobre o Setor Diocesano da Juventude com Dom Eduardo, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.
 
 

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

14ª Caminhada com Maria - Feriado Municipal - Santuário Nossa Senhora da Assunção - Bairro Vila Velha



Os organizadores da 14ª Caminhada com Maria, que será realizada em Fortaleza nesta segunda-feira (15) esperam reunir mais de um milhão de fiéis nas ruas da capital cearense. O evento  contará com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) para garantir o controle do tráfego e a segurança dos fiéis. Ao todo, serão disponibilizados 20 agentes pela manhã e 125 agentes nos turnos manhã e tarde, distribuídos em 40 viaturas e 60 motocicletas.


A operação será iniciada às 5h com o isolamento do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, onde acontece a concentração. Após a saída do cortejo, batedores e viaturas do órgão acompanharão a procissão que sairá do santuário em direção à Catedral Metropolitana, no Centro, realizando bloqueios temporários e desvios necessários, de acordo com o avanço da caminhada.




Em virtude do evento, a Av. Leste-Oeste será interditada a partir de 14 horas em ambos os sentidos, no trecho compreendido entre a ponte do Rio Ceará e a Av. Senador Robert Kennedy, com bloqueios ao longo das ruas Estevão de Campos, Gomes Passos, Jacinto Matos e Filomeno Gomes. A opção de desvio para quem trafega na avenida é seguir pelas vias Santa Elisa (Vila do Mar) ou Francisco Sá.
A AMC orienta que os veículos evitem trafegar na Av. Leste-Oeste e vias adjacentes no período de 14 às 20 horas. O tráfego será liberado à medida que a caminhada for prosseguindo. Ao chegar na Catedral, agentes de trânsito promoverão o isolamento das ruas de acesso onde ocorrerá a missa campal e permanecerão no local até a dispersão total do público.


Percurso
O trajeto começa na Av. Dom Aloísio Lorsheider, segue pela Av. Benu Marcondes, Av. Mozart Pinheiro Lucena, passa pela Av. Desembargador Hermes Paraíba, Av. Coronel Carvalho, Av. Radialista José Lima Verde, R. Estevão de Campos, R. Peri, trafega por toda a Av. Leste-Oeste e Av. Alberto Nepomuceno.
Reforço da frota de ônibus
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforça a frota de ônibus para o evento religioso com 70 coletivos extras distribuídos entre os sete terminais de integração, Praça da Estação e Praça do Coração de Jesus, a partir de 6 horas da manhã até meia-noite.
A partir de 18 horas, 20 ônibus estarão concentrados na Praça da Estação e três na Praça Coração de Jesus, para fazer o percurso do público de volta para casa.


No dia 15 de agosto a Igreja Católica celebra a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. A Assunção de Maria é dogma católico solenemente definido através da Constituição “Munificentissimus Deus” do 1º. de novembro de 1950 pelo Papa Pio XII.  O texto da proclamação dogmática não afirma que Maria foi elevada ao céu, mas à “Glória celeste”. Não se afirma, portanto, um deslocamento espacial nem uma nova localização, mas a transfiguração do seu corpo e a passagem de sua condição terrestre à condição gloriosa da totalidade de sua pessoa, isto é, corpo e alma. (cf. C. A. Contieri SJ, in A Bíblia Dia a Dia, Paulinas, 2015). A crença universal neste mistério havia sido confirmada anteriormente por todo o episcopado católico consultado em 1946. Liturgicamente a Festa da Assunção é celebrada na Igreja Católica no domingo subsequente ao dia 15 de agosto. A crença na Assunção é tradicional na Igreja, mas foi, sobretudo no século XVII que se tornou objeto de uma verdadeira construção teológica em reação contra o Jansenismo. Maria é dita pelo anjo Gabriel “cheio de graça”. Este é quase o nome próprio da Virgem – o anjo não a chama “Maria” mas “cheia de graça”. (Lc. 1,28). Isto quer dizer que Maria nunca esteve sujeita ao império do pecado. Em consequência, não podia ficar sob o domínio  da morte, que entrou no mundo através do pecado (Rm 5, 12). Sendo assim, é lógico dizer que ela não conheceu a deterioração da sepultura, sendo glorificado não somente em sua alma, mas também em seu corpo.

Será que este mistério exclui talvez a morte natural de Maria? Não há registros históricos do momento da morte de Maria. Diz uma tradição cristã antiga que ela teria morrido no ano 42 d.C. Desde os primeiros séculos, usa-se a expressão “dormição”, do latim “domitare” em vez de “morte”. Antigamente alguns teólogos e santos da Igreja Católica, sustentam que Maria não teria morrido, mas teria “dormitado” e assim levado ao céu. Hoje, teólogos sustentam que Maria não teve este privilégio uma vez que o próprio Jesus passou pela morte. O que a Igreja Católica ensina é que o corpo de Maria foi preservado das conseqüências da morte, que são a corrupção e a decomposição.

O Concílio Vaticano ll retomou totalmente a doutrina definida, quando afirma que “a Imaculada Virgem, preservada imune de toda a mancha original, terminada o curso da sua vida terrestre, foi elevada em corpo e alma à glória celeste. E, para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho… foi exaltada pelo Senhor com a Rainha do universo” (Lumen Gentium, n.59). Sempre foi crença pacífica dos católicos que o corpo da Virgem, concebido imaculado, sem a nódoa do pecado original, corpo que não conheceu sombra do pecado, corpo que foi o berço onde tomou carne o próprio Verbo de Deus ao fazer-se homem, não podia estar sujeito à corrupção, mas devia ser glorificado junto com a alma na glória celeste. Maria, elevada à Glória Celeste em corpo e alma, recorda-nos, de maneira viva, o nosso último destino. A Assunção de Maria está diretamente ligada a sua união com Jesus Cristo; portanto, a fundamentação vem da maternidade virginal e a isenção do pecado original. Assim, esta união íntima de Maria com o corpo de Jesus Cristo é um argumento forte para crer que o seu corpo teve o mesmo destino do corpo de Jesus, isto é, não foi tocado pela destruição da morte.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald

Redentorista e Assessor da CNBB – Regional NE1
fonte: https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1807840667354545387#editor/target=post;postID=2352245603151653025

BEM VINDO

Deus faz-nos ver maravilhas e realiza proezas que não compreendemos. Jó 37:5