Bem Vindo

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Santuário de São Benedito




O Santuário de São Benedito foi inaugurado em 3 de agosto de 1938, pelo Arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes. Em 1968 o Santuário ganhou status de Paróquia, por meio de Decreto assinado por Dom. José de Medeiros Salgado e tendo como 1º vigário o Padre Pedro Hansen.

Em 1972, Padre André Van Der Staak sucedeu o Pe. Pedro, estabelecendo a divisão do perímetro da paróquia por quadras, com responsáveis para visitas às casas. Dentre outras ações, Pe. André iniciou ainda o jornal da Paróquia e o trabalho social na Vila da Condessa.

Dando continuidade aos movimentos criados por seus antecessores, Pe. Renato Bivort assumiu a Paróquia em 1982, criando o dízimo na mesma e dedicando-se ao movimento das madrinhas dos seminaristas. Os três primeiros seminaristas do Santuário.

Atualmente a Paróquia é comandada por Pe. Jackson Alcântara que foi designado para a missão em 11 de setembro de 2005, com a saída de Pe. Armindo Magalhães. Em apenas quatro meses, o novo Pároco já conseguiu realizar grandes feitos no Santuário como a criação de novas pastorais e a estruturação da Pastoral Social.

Em apenas quatro meses, o novo (literalmente) Pároco já conseguiu realizar grandes feitos no Santuário:
- A criação de novas pastorais e a estruturação da Pastoral Social
O novo piso da Igreja

O portão automático para o estacionamento

Reforma do telhado da torre

Envernização dos bancos

Pintura do Trono do Santíssimo


Criação do Jornal Vinde e Adoremos

A iluminação externa do Santuário...

Para Maiores Informações:
Av. Imperador, 1165 - Centro
Cep.: 60015-052Fortaleza - Ceará
Fone: 85-3221.6264
contato@igrejasaobenedito.com.br








Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina


Primeiros Passos


Em 1925, concluído o Ano Santo, o Santo Padre Pio XI, publicou a Encíclica de Cristo Rei e instituiu em toda a Igreja Católica a festa de Cristo Rei, destinada a reconhecer, publicamente, a soberana realeza de Jesus Cristo, nos indivíduos, nas famílias e na sociedade. Cristo Rei é libertador e salvador de todos os homens. Sua autoridade é o serviço. Para nós, católicos, a festa de Cristo Rei realiza-se no último domingo do mês de novembro.


A Instituição da festa de Cristo Rei despertou forte sentimento religioso na comunidade católica do Município de Fortaleza e motivou a mudança de denominação do templo, prestes a ser construído, em homenagem a São Luís Gonzaga para Igreja do Cristo Rei. Assim, a 17 de maio de 1928, foi lançado a pedra fundamental da atual Igreja do Cristo Rei. Na ocasião, foi celebrada missa campal pelo Padre Paulino Vieulledent, superior da Companhia de Jesus.


Em toda história de edificação da Igreja do Cristo Rei merece destaque a participação da comunidade pastoral, que engajou-se física e financeiramente na construção do templo, conforme testemunho de paroquianos que participaram intensamente da edificação da igreja entre os anos 1928 e 1930.


Como em Atos dos Apóstolos, a experiência de vida partilhada mantinha-se fiel durante décadas entre a Companhia de Jesus, a Arquidiocese de Fortaleza e a comunidade local, quando em 15 de junho de 1966, a Igreja que já tinha como patrono o “Rei dos Reis” alcançava a condição de Paróquia do Cristo Rei. Ainda hoje, percebe-se no seio da comunidade local, especificamente nos católicos do tradicional bairro da Aldeota, atualmente Centro, o sentimento de profunda gratidão que os paroquianos têm à Deus, pelo belíssimo templo que só um Padroeiro de tamanha expressão e realeza consegue propiciar e manter aos seus fiéis devotos.


A Igreja de Cristo Rei situa-se no Centro, com área paroquial compreendendo: Av. Dom Manuel, Av. Heráclito Graça, Rua Costa Barros e Av. Barão de Studart. A Capela de Nossa Senhora da Dores (Capela das Missionárias ) está sob a jurisdição da Paróquia.


PÁROCO

Pe. Eugênio Pacelli Correia Aguiar, SJ

ENDEREÇO DA IGREJA MATRIZ

Rua Nogueira Acioli, 805 Ver mapa de localização

SECRETARIA

Rua Nogueira Acioly, 805 - Aldeota - 60110-140 - Fortaleza - Ceará

Secretário(a): Maria Consuêlda Andrade Azevedo Fone: (85) 3253-4808 - Fax: (85) 3231-6600 E-mail: secretaria@cristoreice.com.br Web site: http://www.cristoreice.com.br/


DIAS E HORÁRIOS DE MISSAS

Domingo: 06h30min, 09h00min, 11h00min, 17h00min, 19h00min
Segunda-feira: 06h30min, 17h00min
Terça-feira: 06h30min, 17h00min
Quarta-feira: 06h30min, 17h00min
Quinta-feira: 06h30min,17hoomin
Sexta-feira: 06h30min,17h00min
Sábado:06h30min,17hoomin,19h00min

sábado, 21 de novembro de 2009

Vitrais Catedral Metropolitana de Fortaleza











A Catedral de Fortaleza foi construída em 1938. Por fora, os traços da arquitetura gótica dão aspecto de antiguidade ao prédio tombado. Por dentro, a iluminação, depois da reforma terminada há um ano, foi readaptada. O crucifixo, ao lado do altar, veio da Itália, referência católica na Europa. Os painéis de mármore estão nos quatro cantos. Vitrais com passagens bíblicas remetem à arte sacra. A Catedral impressionou a servidora pública Elisabete Nunes, turista de Pernambuco: “A arquitetura é fantástica. Os vitrais, então, impressionam. Acho que é o segredo da beleza da Catedral”.
A Arquidiocese de Fortaleza avaliou que, depois da reforma da Catedral, era possível fazer um roteiro turístico pelas igrejas. A idéia é evangelizar os visitantes através da história das principais igrejas da cidade.








Catedral Metropolitana de Fortaleza








Região Metropolitana I
Catedral Metropolitana São José

PÁROCO
Pe. Clairton Alexandrino de Oliveira
ENDEREÇO DA IGREJA MATRIZ
Praça da Sé, s/n Ver mapa de localização
SECRETARIA

Praça da Sé, s/n - Centro - 60055-150 - Fortaleza - Ceará


Fone: (85) 3231-4196; 3231-3084 - Fax: (85) 3254-6901




DIAS E HORÁRIOS DE MISSAS


Domingo:
10h00min, 12h00min, 18h30min, 20h00min
Terça-feira:
12h00min, 17h00min
Quarta-feira:
12h00min, 17h00min
Quinta-feira:
12h00min, 17h00min
Sexta-feira:
12h00min, 17h00min
Sábado:
12h00min

DECRETO DE CRIAÇÃO

Histórico
A Catedral Metropolitana de Fortaleza é um monumento histórico. Em estilo gótico romano ou gótico moderado, a Catedral foi inaugurada em 1978, depois de ter passado quase quarenta anos para ser construída. Ela ocupa atualmente grande parte da Praça Pedro II, no centro de Fortaleza, tendo capacidade para cinco mil pessoas. O Templo destaca-se pela sua imponência arquitetônica e a beleza dos vitrais.

No dia 11 de setembro de 1938 a antiga Sé, construída em 1854 foi demolida. As razões da demolição eram convincentes: uma forte rachadura nas bases da construção pelo lado do mar; levou os engenheiros da década de 30 a darem o grito de perigo. Nesta época D. Manuel da Silva Gomes era o Arcebispo de Fortaleza.
No dia 15 de agosto de 1939, foi plantada a pedra fundamental, início simbólico da edificação desejada. O projeto é de autoria do engenheiro francês George Mounier. O Vigário da época era Mons. Luis de Carvalho Rocha. A Catedral provisória passou a ser a Igreja do Rosário.
Aos 22 de dezembro de 1978, sua Eminência, Cardeal, D. Aloísio Lorscheider inaugurou a nova Catedral. Durante o período da construção muitos se empenharam: Arcebispos, bispo, clero, governantes, empresários e o povo em geral deram a sua parcela de contribuição. Foram formadas várias comissões com o objetivo de angariar fundos como foi o caso da Papeleta Amarela, transferida depois para a Santa Casa de Misericórdia. Por quase 30 anos destacou-se o trabalho silencioso do inesquecível Pe. Tito Guedes Cavalcante (in memorian). O trabalho dele foi marcado pela humildade e abnegação não querendo para si publicidade e nem glória, mas, somente servir a Deus e a Igreja na dedicação a todos sem distinção.
À esquerda da nave central vemos a Capela de São José, padroeiro do Estado do Ceará e da Catedral de Fortaleza.
À direita vemos a Capela dedicada a Nossa Senhora da Assunção, Excelsa Padroeira de Fortaleza.
À esquerda do presbitério da Catedral encontra-se a Capela do Santíssimo Sacramento, onde os fieis e visitantes são convidados há parar um pouco e orar, em reconhecimento da presença viva de Jesus na Eucaristia.
No centro do presbitério encontra-se o altar-mor trazido de Verona – Itália, presente de um amigo de Dom Delgado, ex-Arcebispo de Fortaleza.Como é comum, as grandes catedrais possuem criptas. A Sé de Fortaleza também possui sua cripta. A princípio era subsolo-aterro. Ela é a única que desde a sua inauguração em 1962, consagrou seu espaço à juventude. A Cripta dos adolescentes, como foi denominada por D. Antônio de Almeida Lustosa, Arcebispo da época. Assim homenageia em seis altares santos que morreram na Adolescência: Tarcíso, Domingos Sávio, Pancrácio, Luzia, Inês e Goretti.
No altar central da Cripta está a imagem de Jesus adolescente, de braços abertos, expressando o acolhimento a todos os que visitam esta Igreja. Encontramos ainda a capela do Cristo Ressuscitado onde estão sepultados bispos e padres.

BEM VINDO

Deus faz-nos ver maravilhas e realiza proezas que não compreendemos. Jó 37:5