Bem Vindo

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

domingo, 25 de setembro de 2011

ÉVORA , UMA CIDADE e SUA INCRÍVEL ARQUITETURA.







Ao contrário das metrópoles europeias, que exigem tempo para serem desbravadas, a cidade portuguesa de Évora é um lugar que se encaixa perfeitamente em uma viagem de um dia.

Localizada a duas horas de Lisboa, a cidade reúne, em espaço relativamente curto, uma incrível combinação de arquitetura romana, gótica e barroca - que ajudou Évora a ser eleita Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Mas há muitos outros aspectos na cidade que são um pouco como suas igrejas: austeras por fora, mas com interiores suntuosos, adornados com folhas de ouro reluzentes e azulejos deslumbrantes.
Évora proporciona um ótimo passeio para um um pernoite, porque seus encantos são variados e prazerosos, assim como os petiscos e aperitivos que abrem a maioria das refeições aqui. Também ajuda o fato de esses encantos se localizarem a, no máximo, cinco minutos um do outro.

No ponto mais alto da cidade murada, uma imponente catedral medieval fica ao lado do Museu de Évora, que por sua vez é vizinho da Pousada dos Loios, situada dentro de um convento do século 15.

Diante da pousada fica a Igreja de São João Evangelista, toda revestida de azulejos, que divide o pátio com o palácio da família Cadaval, onde você encontrará quadros históricos e decretos reais do século 17.

Diante do palácio ficam as ruínas de um templo romano, e na frente delas se encontra um pequeno parque com vista para os telhados vermelhos de Évora e um longo aqueduto do século 16. São quase dois mil anos de história em 20 passos, e é possível ver tudo facilmente em duas horas.

História à vista

Capital do Alto Alentejo de Portugal, Évora possui uma história impressionante, com períodos como importante centro mercantil romano e baluarte fortificado mouro. Ela se transformou no centro da corte portuguesa durante a dinastia Avis (1385-1580), quando muitos de seus prédios mais grandiosos foram construídos.

Igualmente relevante para o apelo da cidade é o fato de o Alentejo ser um destino gastronômico e enológico de primeira linha, relativamente barato e sem frescuras.

As receitas alentejanas são mais picantes do que a maioria dos pratos portugueses, com um uso mais ousado de condimentos como o coentro. E os excelentes vinhos da região incluem brancos perfeitos para o calor do verão e tintos encorpados que, nos meses mais frios, casam perfeitamente com guisados e carnes.

Grande parte dos excelentes presuntos do país e outros produtos de porco vem daqui, assim como a maioria das rolhas do mundo. Os famosos porcos de patas pretas da região, aliás, engordam com os frutos que caem dos sobreiros e azinheiras, que se erguem nas colinas do Alentejo.

Durante o verão, as manhãs são o melhor momento para explorar o emaranhado de ruas estreitas de Évora. E um dos locais mais inusitados da cidade é a Capela dos Ossos, na Igreja de São Francisco, decorada com os ossos e crânios de mais de cinco mil monges.
As ruas da área, por sua vez, oferecem belos vislumbres da vida local, além de abrigar pequenos cafés, tavernas e lojas como a Lojatelier 73 (Rua Serpa Pinta, 73), que vende cerâmicas, aventais, bolsas e sacolas desenhadas pela proprietária, Isabel Bilro.

Já as ruas mais movimentadas levam à praça principal da cidade, a Praça do Giraldo. Aqui você encontrará o escritório de turismo e os grandes bancos, assim como vários empórios de tecidos coloridos e cerâmicas. Ao norte da praça vale a pena procurar a Mont’Sobro, na Rua 5 de Outubro, 66, que oferece uma enorme variedade de produtos – desde fruteiras e pisos cerâmicos até malas e guarda-chuvas feitos de cortiça.

Gastronomia

Entre as experiências culinárias mais populares de Évora está o jantar do Tasquinha d’Oliveira, um local minúsculo (14 lugares) que serve petiscos como alcachofras cozidas com presunto, costeleta de cordeiro empanada e cogumelos com hortelã. Todos possuem uma bela apresentação, e já estarão sobre a mesa quando o cliente chegar. Enquanto os clientes se servem dos pratos, novos chegam, como queijo fresco de leite de cabra com geleia de figo, bolinhos de bacalhau e pastéis saborosos, recheados com perdiz e alho assado.

Outro local de destaque é o Dom Joaquim, onde o chef Joaquim Almeida orienta os gourmets a provarem apenas um ou dois petiscos antes de comerem suas versões elegantes de pratos rústicos alentejanos, como o Almofada – uma torta de carne de porco para duas pessoas (custando apenas 14 euros).

Um tipo diferente de criatividade está à mostra do outro lado da rua, em uma nova galeria. O Arco, na Rua dos Penedos, 15, onde um antigo morador de Évora, Francisco Piteira, restaurou meticulosamente um aviário do século 15, que antes abrigava os falcões da família real, transformando-o em uma galeria para antiguidades (incluindo cômodas e armários portugueses clássicos) e pinturas de artistas portugueses contemporâneos.

Arredores

A cidade de Évora certamente tem encanto suficiente para prender sua atenção por dois (ou mais) dias, mas, como você provavelmente chegará de carro, também há muito o que explorar nas proximidades. A 30 minutos de distância ficam os charmosos vilarejos de Monsarraz, Estremoz e Vila Viçosa, com seus palácios barrocos e igrejas medievais. Ao norte, a cidade de Arraiolos é um grande centro de tapeçaria.
Também há abundância de vinícolas, como a Herdade de Coelheiros, cujos rótulos de seus vinhos Tapada de Coelheiros são inspirados nos famosos tapetes de Arraiolos. Ainda mais perto de Évora fica a Adega de Cartuxa.

Caso você venha de Lisboa ou da Espanha, é possível traçar um itinerário que inclua grandes e pequenos produtores. Como o Alentejo não é uma região vinícola tão conhecida como o Douro, as visitas são geralmente informais, mas fazer um agendamento é uma boa ideia (é possível encontrar mais vinícolas e detalhes no site vinhosdoalentejo.pt).

A área é também rica em sítios arqueológicos, incluindo o sítio megalítico Almendres – criado dois mil anos antes de Stonehenge e considerado um dos monumentos conhecidos mais antigos da humanidade. Uma antiguidade mais recente é o aqueduto Água da Prata, do século 16. E ainda mais novo é o caminho verde que permite aos andarilhos do século 21 seguir esta estrutura impressionante pelo interior alentejano.

Parece muita coisa para apenas um dia, mas não é. E se no futuro você resolver voltar a Évora, tenha certeza que será para ver as coisas que te impressionaram na primeira viagem, e não para conhecer algo que tenha ficado de fora do roteiro.


Fonte de Pesquisa:http://viagem.uol.com.br/ultnot/2011/09/25/a-duas-horas-de-lisboa-evora-oferece-historia-gastronomia-e-arquitetura-diversificada.jhtm

sábado, 24 de setembro de 2011

Festa dos Arcanjos chega à 6ª edição - Fortaleza - Ce



No dia 29, a Igreja Católica celebra a festa em memória aos arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel. Em unidade com a Igreja, a Comunidade Católica Shalom realiza, na mesma data, a VI Festa dos Arcanjos, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), a partir das 17h.

São esperadas mais de 40 mil pessoas para o evento. A entrada é gratuita. A Festa que neste ano tem início às 17h conta com a oração do Terço da Misericórdia com pe. Antonio Furtado.

Pe. Hewaldo Trevisan,os cantores Batista Lima e Ana Gabriela fazem participação especial no evento. O momento mais aguardado é a Missa dos Arcanjos em favor da Cura e Libertação, celebrada pelo sacerdote que é um dos maiores incentivadores da devoção aos arcanjos no Ceará, padre Antônio Furtado.

Mais de 81 caravanas de todo o Estado, como Uruoca, Jaguaruana, Granja, São Gonçalo do Amarante, Paraipaba, Caucaia, já confirmaram presença. No local há amplo espaço para estacionamento comportando até 300 ônibus e mais de 3 mil veículos.

Este é o sexto ano consecutivo que a Comunidade Católica Shalom promove o evento em Fortaleza. Em 2008, ele foi realizado no Ginásio Paulo Sarasate e reuniu, em plena segunda-feira, mais de 15 mil pessoas,já em 2009 foram mais de 30 mil pessoas no CEU ( Centro Espiritual Uirapuru), em uma grande demonstração de fé aos três arcanjos. Ano passado o feito se repetiu.

A Festa dos Arcanjos nasceu da devoção do padre Antônio Furtado ao Arcanjo São Miguel. Ele decidiu realizar, na data destinada aos anjos, uma grande festa de louvor aos três protetores e anunciadores. Os santos anjos são servos e mensageiros de Deus, que Glorificam a Deus sem cessar e prestam serviços litúrgicos diante do Seu trono.

Mais sobre os arcanjos
Eles também formam o exército do Senhor, executam a divina justiça e são os advogados e defensores dos homens diante de Deus. Como criaturas puramente espirituais, são dotadas de inteligência e vontade: são criaturas pessoais e imortais. Eles cercam a vida humana com sua proteção e intercessão.

São Miguel
São Miguel, que em hebraico quer dizer “Quem é como Deus?”, é considerado o protetor da Igreja e o Guardião do Paraíso, apresentado por são João, no livro do Apocalipse, como aquele que vence Lúcifer no combate contra o mal (Ap 12,7)*. As intervenções de São Miguel em favor do povo de Deus, quer no Antigo Testamento ou no Novo Testamento, motivaram a Igreja, desde o princípio, a uma especial veneração por este arcanjo, considerado como guarda e protetor dos homens, da Igreja e padroeiro dos agonizantes.

São Gabriel
Seu nome significa “A Força de Deus”, é considerado o anjo da Anunciação, aquele que apareceu a Maria e anuncia a vinda do Messias. È considerado também o Anjo da Encarnação, da Misericórdia e da Consolação. Ele representa o poder de Deus. A tradição judaica atribuía a esse glorioso arcanjo a destruição de Sodoma (Gen 19, 1-29)*, bem como o ter marcado com um Tau a fronte dos eleitos (Ez 9,4)*. A tradição Cristã vê nele o anjo que apareceu aos pastores para anunciar o nascimento do Salvador, e a José, em sonhos, para explicar a concepção virginal de Maria Santíssima. Teria sido ele também quem confortara Jesus em sua agonia no Horto.

São Rafael
Em hebraico tem o sentido de “Medicina de Deus”, ou “Deus curou”, é o anjo da cura. É considerado o protetor especial contra o demônio, padroeiro e guia dos viajantes e sanador dos enfermos. Na Bíblia, ele é citado como o protetor da viagem de Tobias, o responsável por restituir a visão do pai dele e de ter livrado o jovem das investidas do demônio. Ele também quem apresenta as boas obras e orações do velho Tobias a Deus.

Serviço:
VI Festa dos Arcanjos
Data: 29 de setembro de 2011
Local: Condomínio Espiritual Uirapuru – Avenida Alberto Craveiro 2222, Castelão.
Horário: a partir das 17h
Mais Informações: (85) 3261.4444 Comunidade Católica Shalom
Assessoria de Imprensa- Vanderlúcio Souza (8893.6744)

Comunidade Católica Shalom
Assessoria de Imprensa
Vanderlúcio Souza
Tel.:(85) 8893.6744 / 8852.8952 / 33087451
http://www.comshalom.org/
www.twitter.com/comshalom
skype: shimprensa

http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/atualidades/noticias/festa-dos-arcanjos-chega-a-6%c2%aa-edicao/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+arqfortaleza+%28Arquidiocese+de+Fortaleza%29

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Pastoral da Comunicação promove oficinas técnicas Em Fortaleza - Ce



O Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza promoverá no mês de outubro, mês missionário, duas oficinas técnicas. Essas oficinas serão um espaço para o aprendizado de técnicas de comunicação. O conteúdo será transmitido de forma didática e participativa, não apenas para facilitar a compreensão dos temas, bem como para que o agente da Pastoral da Comunicação, PASCOM, reflita e saiba como aplicar esse conhecimento na realidade de sua paróquia.

Oficina de Elaboração e Redação de Notícias

No dia 01 de outubro de 2011, das 8 às 12 horas, com assessoria da Jornalista Rita Célia Faheyna

Oficina de Fotografia: fotojornalismo e registro de eventos

No dia 15 de Outubro de 20011, das 8 às 12 horas, com assessoria de Paulo Holanda, Fotógrafo profissional e pastoral.

As oficinas acontecerão no Centro de Pastoral, Maria mãe da Igreja e são destinadas aos agentes da PASCOM das paroquias, pastorais e movimentos da Arquidiocese de Fortaleza.

Os interessados deverão fazer sua inscrição no Setor de Comunicação da Arquidiocese com Marta Andrade ou Janayna Gomes ou através do telefone (85) 3388.8703 \(85) 9921.6742 ou 8881.3788.

Os participantes deverão trazer para a Oficina de Elaboração e Redação de Notícias exemplares de seus bolentins e informativos paroquiais, de suas pastorais ou de seus movimentos; já os participantes para a oficina de Fotografia deverão trazer sua máquina fotográfica.

Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

http://www.santaluzia.org.br/?p=3681

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CAPELA SANTO ANTONIO 1879 - Mondubim Fortaleza - Ce





Todo dia 13 de Cada Mês é celebrada missa na Capelinha de Santo Antonio.


(07:00 hs.)


O Cuca Che Guevara Regional V está sendo Construído ao lado da Capela de Santo Antonio e toda a comunidade do mondubim deseja a Capela de Santo Antonio seja Preservada e Conservada. Estive pessoalmente Falando com a srª. Rosa reponsável pela administração e manuntenção da Capela, Ela espera que a Prefeitura Municipal de Fortaleza ao concluir o Cuca, também entregue a Capela a Comunidade do Mondubim toda recuperada, é um imóvel pequena, mais de grande importância para a comunidade.


Padre Resende celebra primeira missa na Capela de Santo Antonio.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

I Simpósio Filosófico Internacional Edith Stein. Fortaleza - Ce



Diante da necessidade de dar sequência à pesquisa e a discussão dos temas steinianos, a Faculdade Católica de Fortaleza em parceria com o Programa de Pós-graduação do Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, através dos Grupos: De Pesquisa Um Olhar Interdisciplinar sobre a Subjetividade Humana – UECE; e de Trabalho em Edith Stein quer sediar em com o apoio de outras Instituições de Ensino Superior, o I Simpósio Internacional de Estudos Steinianos. Por meio deste evento será abordada uma temática que envolva os participantes de forma aprofundada e específica nos estudos sobre Edith Stein.Tendo em vista a relevância da temática a ser tratada para o entendimento da realidade e a repercussão do pensamento steiniano atualmente, apresentaremos o conceito da subjetividade visando estimular a compreensão do pensamento acerca da pessoa humana em Edith Stein.


O I Simpósio Filosófico Internacional Edith Stein propiciará o estabelecimento de um intercâmbio produtivo entre os diversos pesquisadores steinianos , um canal de diálogo entre os programas pós-graduação, criando um fluxo contínuo de informações e debates sobre a autora e a temática, não só entre os programas brasileiros, mas também destes com o que se produz na Itália. Acreditamos que, com isso, o evento contribuirá para a formação de pesquisadores na área da Fenomenologia, para um amadurecimento nas pesquisas de dissertações e teses em andamento e para uma crescente inovação nas pesquisas futuras, com resultado direto na produção bibliográfica sobre Edith Stein e sua inserção no contexto da filosofia e de outras disciplinas, notadamente entre os pensadores do século XX.

2. Objetivo Geral

Aprofundar, difundir e articular os estudos steinianos sobre a subjetividade como conteúdo da nossa pesquisa filosófica, a fim de compreender melhor a pessoa humana.

Fonte pesquisa:http://isimposiointernacionaledithstein.blogspot.com/

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Encontro debate turismo religioso - Juazeiro do Norte - Ce


Representantes dos Ministérios do Turismo e da Cultura estão em Juazeiro, participando de encontro nacional

Juazeiro do Norte. O Cariri passa a ser centro de discussões sobre o turismo e as cidades históricas do Brasil. Começou, na manhã de ontem, o 4º Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas. São representantes dos Ministérios do Turismo e da Cultura, que se reúnem pela primeira vez na região, juntamente com gestores das pastas, onde serão feitas reuniões técnicas para debater, principalmente, no que diz respeito ao Cariri, o turismo religioso e o Geopark Araripe. Um edital será lançado pelo Ministério do Turismo, por meio do projeto sobre Turismo Religioso e Diversidade do Brasil, em que serão selecionados cinco Municípios do Brasil para receber assessoria técnica.

O projeto irá fazer um diagnóstico do turismo religioso e um planejamento e propor, junto com a iniciativa privada e gestores regionais, a implementação dos roteiros turísticos, com foco no turismo religioso. Para a coordenadora geral de segmentação do Ministério do Turismo, Sáskia Lima, Juazeiro é uma cidade que hoje se destaca no Brasil, principalmente pelo turismo religioso, e poderá se candidatar para ser inserida. "Por trás disso, tem a sua história, esse apelo turístico que traz aos romeiros", diz ela.

Ontem foi realizado o encontro das cidades históricas e turísticas e só hoje acontece o encontro do grupo de trabalho do turismo religioso. "São dois temas diretamente relacionados à história e a cultura de Juazeiro".

A coordenadora afirma que todo o trabalho de infraestrutura do turismo deve ser feita de forma conjunta entre a iniciativa privada e o poder público. Segundo ela, é importante que o poder público possa dar esse apoio. Com o projeto proposto pelo Ministério, poderão ser identificadas as carências e se propor alternativas para sanar as dificuldades que, muitas vezes, emperram o desenvolvimento turístico de uma cidade.

Esse é o primeiro projeto com foco no turismo religioso que está sendo desenvolvido por meio do Ministério do Turismo, envolvendo o segmento. "O Ministério reconhece a importância dessa atividade e por isso decidiu realizar o projeto no Brasil", afirma. Os encontros já foram realizados em cidades como Olinda, no Pernambuco; Paranaguá, no Paraná; Pirenópolis, em Goiás; Santos, em São Paulo; Belém, no Pará. A próxima cidade a sediar o evento será em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Santuários

A abertura do encontro contou com a presença de autoridades locais. O secretário José Carlos destacou Juazeiro como uma das mais importantes cidades santuários do Brasil, que anualmente recebe cerca de 2,5 milhões de turistas. José Carlos lembrou da origem de todo esse processo, com o milagre da hóstia ofertada pelo Padre Cícero, que sangrou na boca da beata Maria de Araújo.
Fonte pesquisa:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1035572

BEM VINDO

Deus faz-nos ver maravilhas e realiza proezas que não compreendemos. Jó 37:5