Bem Vindo

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Missa do Galo - Catedral Metropolitana de Fortaleza - 2010















Tradicionalmente, a Missa celebrada na véspera do Natal é denominada Missa do Galo. Este é o nome dado à celebração da Eucaristia que deve acontecer a meia-noite do dia 24 de dezembro, isto é, na véspera de Natal. A Missa foi instituída pelo Papa São Telesforo, no ano 143.

Desde o século IV, um hino latino cantado na cerimônia do Natal aponta o nascimento do Cristo no meio da noite. Daí o costume de assumir a meia-noite como hora do nascimento de Jesus.

A comunidade cristã de Jerusalém ia em peregrinação a Belém, para participarem da Missa do Natal, na primeira vigília da noite dos judeus, na hora do primeiro canto do galo. Anteriormente, no dia 25 de dezembro, as festividades eram pagãs, já que nesta data celebrava-se o Deus do Sol. O Imperador romano Constantino era cristão e instituiu a Festa de Natal neste dia. Em Roma, a celebração da Missa do Galo acontece, desde o século V, na Basílica de Santa Maria Maior.

Segundo o Monsenhor José Roberto Rodrigues Devellard, Coordenador da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese do Rio, o nome "Missa do Galo" teve origem no fato de Jesus ser considerado o sol nascente que veio nos visitar. Só a Missa do Galo e a Missa de Páscoa são celebradas à meia-noite, pois nelas há o sentido de procurar a luz no meio da noite.

O galo era considerado uma ave sagrada no antigo Império Romano. O animal passou a simbolizar vigilância, fidelidade e testemunho cristão. Monsenhor Devellard explica que esta ave é a primeira a ver os raios de sol e, portanto, ao reverenciar o sol nascente, o galo estaria louvando, primeiramente, a Jesus Cristo. Ele lembra que as Igrejas mais antigas têm um galo em seus campanários, como o caso da Irmandade Nossa Senhora da Glória do Outeiro, na Glória, e da Ordem Terceira São Francisco de Paula, no Largo de São Francisco.

Por fim, por causa da violência, em algumas cidades, como a do Rio de Janeiro, o galo começou a cantar mais cedo, lamenta Monsenhor Devellard, referindo-se à necessidade de antecipar o horário da Missa da véspera do Natal.

Fonte:http://www.jesusbompastor.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=119:a-origem-da-missa-do-galo&catid=14:pe-benedito&Itemid=235
Aqui em Fortaleza, por motivo de segurança a Missa do Galo tem inicio ás 20.00 horas.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

13 novos Padres para a comunidade Católica do Estado do Ceará - 2010









Nossa Homenagem aos 13 diáconos, e as suas Familias, e desejamos a todos Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
AMOR UNIFICADOR, HOMENS DA COMUNHÃO, Arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi.

Comunidade Católicas Ganha novos 13 Padres - Catedral Metropolitana de Fortaleza



A Arquidiocese de Fortaleza ganha treze novos padres.Os seguintes diáconos

*Damião Lucas da Costa,

*Francisco Moreira da Silva Neto,

*Jean Nogueira Moreno,

*Madson Marques de Sousa,

*Pedro da Cunha,

*Raimundo Nonato Lourenço Benício,

*Rodrigo Almeida de Castro,

*Fernando Nunes Custódio de Araújo,

*Geílson Pereira de Almeida,

*José Alexandre Brandão Menezes,

*Martinho Alves dos Santos Neto,

*Pedro Rodrigues da Silva.

*Rivaldo Feitosa Ferreira.

Familiares, Amigos e as Comunidades em geral participaram ativamente da cerimônia, dando muita emoção a todos. Uma cerimônia para ser guardada na memória e no coração de todos os Familiares, desejamos a todos os Padres uma feliz ordenança.

Dom José Antonio Tosi Marques: " Uma Ponte Onde Todos Possam Pisar e Chegar até a Mim."
Video: Edimar Bento

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Museu Sacro de Portas Abertas ao Público - Aquiraz - Ceará - Dezembro de 2010




O Museu Sacro São José de Ribamar, localizado no Centro Histórico de Aquiraz, reabriu ao público na última terça-feira (14) com uma nova exposição de longa duração: "A história do Ceará na arte sacra". A exposição marca a reinauguração do MSSJR, após um ano e meio em obras de restauro, executadas pela Secretaria Estadual do Turismo. A exposição foi lançada durante a entrega do Centro Histórico de Aquiraz, que também incluiu a restauração do Mercado da Carne, da Casa do Capitão-Mor e Praça da Igreja Matriz (praça Cônego Eduardo Araripe).

A nova exposição está montada no térreo do museu e ocupa duas salas temáticas, uma delas intitulada "O Museu", abordando a história do prédio onde o museu funciona, construído no final do século XVIII e que já foi Casa de Câmara e Cadeia de Aquiraz; a outra sala, batizada de "Igreja e colonização", reflete sobre as práticas de devoção católica no Brasil, e Ceará especificamente, durante o período colonial, reunindo imagens de santos, fotografias, reproduções de pinturas da época, utensilhos de uso religioso, etc. A exposição contou com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais (2009).

Anjos - No segundo piso do Museu Sacro, retornou em cartaz a exposição "Mensagens Celestiais", que reúne 100 peças sacras de todo o mundo, selecionadas entre o acervo de 700 imagens de anjos doadas ao MSSJR, em 2009, por Ronald Assumpção. A variedade de cores, tamanhos, formas e idades das peças dão a dimensão da diversidade e riqueza da arte sacra, com anjos, arcanjos, querubins, serafins, proveniente de vários lugares do Brasil e do mundo. O acervo, segundo o Ronald, começou a ser reunido em 1986 quando morava na Cidade do México.

Prêmios - O Museu Sacro São José de Ribamar vem acumulando prêmios pelo trabalho pioneiro envolvendo a temática religiosa no nordeste. Em 2010, ele foi contemplado por dois prêmios nacionais, o mais recente deles, no programa Petrobras Cultural 2010, contemplado na categoria apoio a museus arquivos e bibliotecas. O MSSJR receberá apoio para estruturação de sua Reserva Técnica. Também em 2010, o MSSJR foi classificado em primeiro lugar no Edital Modernização de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). O prêmio será aplicado em projeto elaborado pela Associação de Amigos do Museu Sacro que prevê um orçamento de R$180 mil utilizados na montagem da nova exposição de longa duração, compostas por obras sacras de distintos períodos na história do Ceará. Atualmente, a exposição de longa duração montada no primeiro piso do museu, "A histório do Ceará na Arte Sacra", também é fruto de premiação, no Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais, de 2009.

Reforma - Ao todo foram investidos no restauro do MSSJR R$ 263.267,79, proveniente do Tesouro do Estado , Banco do Nordeste (BNB) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), executado pela Secretaria do Turismo. A obra teve duração de um ano e meio e teve como prioridade a manutenção das características externas e recuperação das imagens originais da antiga Casa de Câmara e Cadeia. O acesso central da fachada para o Largo da Independência foi restaurado, sendo transformado em uma praça. As alvenarias de pedra e cal foram deixadas com as pedras aparentes, como uma grande janela de prospecção, conferindo uma atmosfera educativa dos métodos construtivos da edificação. Com o restauro, o edifício ficou dotado de espaços, como recepção, salas de exposições, acervo e administração. Também estão entre as benfeitorias, a reinstalação da escada externa, presente no projeto original, o restauro de pinturas, além de adaptações como o novo projeto de iluminação, climatização do prédio e instalação de estruturas de acessibilidade, como rampas e elevador para cadeirantes.

fonte:http://www.secult.ce.gov.br/noticias/museu-sacro-reabre-ao-publico-com-nova-exposicao

sábado, 18 de dezembro de 2010

UECE e SESA realizam Grande Concerto de Natal na Igreja do Cristo Rei


A Igreja do Cristo Rei abre suas portas neste domingo (19/12), às 19 horas, para apresentar, pela primeira vez, um Grande Concerto de Natal. Pensando em homenagear o público cearense, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) fez uma parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), para formar um coral composto de 250 participantes entre coralistas e músicos, que pertencem a UECE, juntamente com os grupos de coral de nove unidades de saúde da Sesa. A coordenadora do Curso de Música da Uece, professora Maggy Monteiro, responsável também pela festa, disse que o Grande Concerto terá como regentes Potiguar Fontenele (maestro Poty), Maria Angélica Ellery, Inês Martins, todos, professores da Uece, que ensaiam todos os dias para oferecer o melhor da música natalina. Nessa festa, será lembrado o aniversário de 35 anos de criação da Uece.

O Reitor da Uece, Assis Araripe, falou sobre a importância da parceria entre a Sesa e a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) para a comunidade do Estado. Disse que o apoio e incentivo vieram das duas instituições, no sentido de fomentar a cultura no Ceará. Para Araripe, tornar um projeto dessa natureza realidade é necessário desde um gesto de preocupação com o bem estar de todos que compõem a universidade, além de outras iniciativas, só assim se chega à prestação de serviços da Uece de forma efetiva à comunidade.

Atualmente, já como resultado dessa parceria, o curso de Música da Uece já desenvolve um trabalho, levando a música a diferentes hospitais do Estado. Com apoio da Uece, as unidades hospitalares HGF, HGCC, HIAS, HSMM, HSJ, IPC, Cesem, CEO Centro, Sesa/Nível Central já têm o seu coral. A professora Maggy disse que essa é uma atividade inédita, dentro do Estado, e que isso mostra a importância acadêmica em levar à comunidade a prática de trabalhos realizados pela UECE.

Assessoria de Imprensa da Uece:

Fátima Serpa: mfserpa@uece.br - 85 3101. 9605
http://www.ceara.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/2392-uece-e-sesa-realizam-grande-concerto-de-natal-na-igreja-do-cristo-rei

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Gravação do 1º DVD da Ir. Kelly Patrícia - Fortaleza 16 de dezembro 2010


É pra louvar. É pra dançar
Lançamento do CD e gravação do DVD Busca de Deus

Inscriçoes/Ingressos:
Venda de ingressos nas Livrarias Imaculada (Centro: 85-3252.4473 / Aldeota: 3264.9241) e Flash Cópias: 3061.0502


Mais Informaçoes:
85-3274.5767
Local: Siará Hall



Data: 16 / 12 / 2010
Horários:19:30


Dom José Aparecido Tosi Marques - E os 13 Diáconos - 22 de Dezembro de 2010


A Arquidiocese de Fortaleza está convidando aos fiéis católicos para a Celebração Eucarística, durante a qual serão Ordenados Presbíteros, pela imposição das mãos consecratória de Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza no dia 22 de dezembro, às 18h30min, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, os diáconos:

*Diácono Damião Lucas da Costa
1º missa: 23 de dezembro, às 19 horas, na paróquia São Miguel Arcanjo - Itapebussu.
*Diácono Francisco Moreira da Silva Neto
1º missa: dia 26 de dezembro, às 19 horas, na paróquia São João Batista - Acarape.
*Diácono Jean Nogueira Moreno
1º missa: dia 23 de dezembro, às 19 horas, na paróquia Santíssima Trindade - Conjunto Prefeito José Walter.
*Diácono Madson Marques de Sousa
1º missa: dia 24 de dezembro, às 21 horas, capela Nossa Senhora do Carmo (Croata) - paróquia São Gonçalo do Amarante.
*Diácono Pedro da Cunha
1º missa: dia 25 de dezembro, às 19 horas, na paróquia São Joaquim e Sant’Ana - Eusébio.
*Diácono Raimundo Nonato Lourenço Benício
1º missa: dia 23 de dezembro, às 19 horas, na paróquia São Luis Gonzaga - Pitombeiras.
*Diácono Rodrigo Almeida de Castro
1º missa: dia 28 de dezembro, às 19 horas, na capela Nossa Senhora da Soledade (Siupé) - paróquia São Luis Gonzaga - Pecém.
*Diácono Fernando Nunes Custódio de Araújo
1º missa: dia 23 de dezembro, às 19 horas, na capela Christus, Filius Dei - paróquia da Paz
*Diácono Geílson Pereira de Almeida
1º missa: dia 26 de dezembro, às 19 horas, na paróquia Senhor do Bonfim - Monte Castelo
*Diácono José Alexandre Brandão Menezes
1º missa: dia 30 de dezembro, às 19 horas, na capela Nossa Senhora de Lourdes - paróquia Senhor do Bonfim - Monte Castelo
*Diácono Martinho Alves dos Santos Neto
1º missa: 23 de dezembro, às 18h30, paróquia Nossa Senhora Aparecida - Montese
*Diácono Pedro Rodrigues da Silva
1º missa: dia 26 de dezembro, às 19 horas, na paróquia Santa Luzia - Meireles.
*Diácono Rivaldo Feitosa Ferreira
1º missa: dia 27 de dezembro, às 19 horas, na paróquia Imaculada Conceição - Conjunto Ceará.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Grande Concerto de Natal - Domingo de Luz - Catedral Metropolitana de Fortaleza




Grande Concerto de Natal
Domingo de Luz

Fortaleza 12.12.2010
A Comissão Organizadora do Grande Concerto de Natal - Domingo de Luz, tem a sastifação de apresentar a todos os presentes a Orquestra Villa Lobos, sob o comando do Maestro Poty Fontenelle e o Coral Noite de Belém,integrado por coralistas dos melhores corais do Ceará.
Programação

1ª Parte

01. Ave Maria - Franz Schubert
02. Ave Maria - Charles Gounod (Bach)
03. Adeste Fidelis - Anônimo Português
04. Surgem Anjos(Glória) - Tradicional Francesa
05. GreensLeaves - Anônimo Inglês(Henrique VIII)
06. Oh! Holly Night - Adolphe Adam&Placide Cappeau
07.Quero Ver - Desconhecido.

Intermezzo
Sweet Medley - Instrumental
Ennio Them - IInstrumental - Enio Morricone

2ª Parte

01. Christmas Medley
02. Ave Maria - Poty Fontenelle
03. Jesus Bleibet Meine Freude - J.S. Bach
04. O Primeiro Natal - Anônimo Inglês - Sec XVI
05. Canto de Natal - Manuel Bandeira
06. Louvação ao Menino Jesus - Martins D'Alvarez& Aluizio Pinto
07. White Christmas - Inving Berlin
08. Have Yourself a Merry Little Christmas - Hugh Martins & Ralph Blane
09. We Wish a Merry Christmas - Tradicional Americana - Sec XVI
10. Noite Feliz - Joseph Mohr& Franz Gruber
11. Aleluia - Handel( Messias)
Solista Adultos
Samira Denoá ( Maria) Franklin Dantas (José)Patricia Oliveira,Adrianne Leite
Solista Infantil, Esther e Pedro Fontenele
Assistente de regência: Gutenberg Oliveira(Orquestra) e Socorro Raulino(Coral)
Regência,Direção e Arranjos: Poty Fontenelle

sábado, 20 de novembro de 2010

Paróquia de Nossa Senhora das Graças - VII Festa da Padroeira - Vila Manoel Sátiro







Programação da VII Festa da Padroeira - Paróquia de Nossa Senhora das Graças - Vila Manoel Sátiro - Fortaleza - Ce " MÃE DE DEUS: QUE TODOS TENHAM VIDA ! "
20 a 28 de Novembro de 2010.
20/11 - "Com Maria façamos o que o senhor nos disser" (Jo 2, 1-11)
Presidente da Celebração: Pe. Juarez
Atração Artística:Nilsinho e Banda Os Januários(forró pé de serra)
21/11 - "Em Maria acolhamos Jesus o rei que defende vida"(LC 23, 33-43)
Presidente da Celebração:Pe. Junior
Atração Artística:Cover Michael Jackson - Gleidson Jackson + Som Mecanico(pop)
22/11 - "O que temos e somos ofertamos com Maria" (LC21, 1-4)
Presidente da Celebração:Pe. Arildo
Atração Artística:Zé Ribeiro e Banda(forró pé de serra)
23/11 - "Exemplo de Maria sejamos fortes na fé"(LC21, 5-11)
Presidente da Celebração: Pe. Marcos Passerini
Atração Artística:Banda Mpb 3 (Mpb,pop,anos 60 e xote)
24/11 - "Com Maria seremos perseverantes nas provocações" (LC 21, 12-19)
Presidente da Celebração:Pe. Marcos Oliveira
Atração Artística:Cover Tim Maia - Ricardo Maia (Mpb)
25/11 - "Unidos a Maria nos aproximemos da libertação que é Jesus" (LC 21- 28)
Presidente da Celebração: Pe.Daniel
Atração Artística:Adalberto e Banda(Jovem Guarda/Flash Back)
26/11 - " Sigamos firmes com Maria vivendo a palavra que não passa" (LC 21, 29-33)
Presidente da Celebração:Pe. leomar
Atração Artística:Nilsinho e Banda Os Januários(forró pé de serra)
27/11 - " Com Maria,contemplemos na cruz a salvação e a vida" (Jo 19, 25-27)
Presidente da Celebração:Pe. Tula
BINGÃO DE UMA MOTO YBR 125 KS 0KM
28/11 - "Maria ensinai-vos a ser vigilantes na fé e na oração "(MT 24, 37-44)
PROCISSÃO ÀS 17:00 hs
Presidente da Celebração: Pe. Juarez
MISSA ENCERRAMENTO
NÃO PERCA: BINGÃO DE UMA MOTO YBR 125 KS 0 km
CARTELA: R$ 5,00
SORTEIO: 27/11/2010

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

1° Encontro das Escolas da Fé


1º Encontro das Escolas da Fé

Sexta-feira, 03 de setembro de 2010 - 08h06min

A Animação Bíblico Catequética do Regional Nordeste I

realizará nos dias 10, 11 e 12 de setembro, em Fortaleza (Iniciando dia 10 sexta-feira, às 18h30min com o jantar),

o 1º Encontro das Escolas da Fé,

o local do encontro será na Casa de Encontros dos Leigos,

localizado à Rua Costa Araújo, 995,

Bairro de Fátima,

próximo ao Pão de Açúcar.

Quem vem da rodoviária, ônibus da Empresa São José de Ribamar, descer na pracinha - Av. Treze de Maio.

Deverão participar representantes das dioceses e regiões episcopais (Fortaleza), que tenha experiências de formação voltada para a educação da fé da comunidade como um todo. (e não somente para agentes de pastoral).

A metodologia será trabalhada com a partilha (exposição) das diversas experiências. Para tanto, sugerimos um breve roteiro que poderá iluminar o trabalho.- Como surgiu a Escola;- Quais os objetivos?- A Mística que conduz a Escola?- Conteúdos trabalhados- Participação- Facilitadores e- Outros.A apresentação poderá ser feita em slaydes (powerpoint), relatórios, entrevistas, jornais... (a criatividade fica a critério de cada diocese/região).Sugerem que tragam para expor todo material produzido pela à escola (subsídios, fotos, etc).Pedem ainda, um relatório o qual deverá ser entregue para o setor de catequese da CNBB.* Dos participantes: Cada diocese deverá enviar até cinco representantes ou mais. O investimento para este encontro será de R$ 70,00 (o final de semana).Trazer roupa de cama, toalha de banho e objetos de uso pessoal. Caso prefira, pode trazer rede.A realização deste encontro é muito importante para o Regional Nordeste I, pois assim poderemos responder com mais firmeza os desafios da formação cristã do nosso povo. O desejo de encontrá-los nos faz esperá-los com grande alegria.

Para confirmar quantas pessoas irão participar de sua diocese e/ ou região


Ligue: - (85) 3252-4046; 3367-3202; 3336-1476; (falar com Erivan)



Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

sábado, 31 de julho de 2010

ANDRÉ DA SILVA GOMES

Em 1774, D. frei Manuel da Conceição, bispo da Vila de São Paulo, contratou André da Silva Gomes para ocupar o cargo de Mestre-de-capela da igreja matriz; foi o quarto mestre da Sé até aquela época. Homem dinâmico e fértil criador, imediatamente começou a reorganizar o coro e a compor intensamente para os atos religiosos da época.
A vila de São Paulo não dispunha de bons recursos, mas, mesmo assim, o compositor não se deixou abater e fundou, inclusive, uma escola pública de música. Organizou também uma orquestra que contava com a participação de um bom organista - Inácio Xavier de Carvalho. Em todas as solenidades, Silva Gomes estava presente, tendo, como seguidores, os discípulos que deixou em São Paulo, além de seu filho adotivo Joaquim José da Silva. Não teve filhos do seu casamento, em 1775, com Maria Garcia de Jesus, viúva, mas criou uma enteada, além de dezesseis crianças às quais deu seu nome, ensinou as primeiras letras e, evidentemente, música.Desses destacou-se Antonio Garcia da Silva Gomes, que, além de músico, tomou as ordens religiosas, vindo a ser o futuro capelão da sé.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Festa Padroeira Nossa Senhora do Perpetuo Socorro - Mondubim - Fortaleza




Com a Mãe de Jesus queremos ser Comunidades de Comunidades, Fraternas, Missionárias, Solidárias, Liturgicas e de Fé em Jesus Cristo e em seu Reino.

13 a 27 de junho de 2010.

24 de Junho a 01 de Julho Exposição sobre a vida e obra de Dom Helder Câmara.

Barracas com comidas típicas e animadas quadrilhas


Forró pé de serra

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Igreja Católica Cuba - Cardeal e Arcebispo Jaime Ortega


Fernando García

Luiz Roberto Mendes Gonçalves


O arcebispo de Havana falará pelo governo no processo dos presos
A Igreja Católica cubana conquistou algo mais que o papel de árbitro no conflito entre o governo de Raúl Castro e a dissidência interna. A instituição também recebeu do presidente o insólito papel de porta-voz oficial para tudo o que se relacione ao processo de concessões aos presos políticos da ilha, o qual começou na noite de terça-feira e, segundo se prevê, será gradual e lento.
O primeiro passo do processo, consistente na transferência de seis detentos para prisões próximas de suas casas, foi comunicado à mídia através de uma significativa nota de imprensa do Arcebispado de Havana. O texto começava indicando que o cardeal e arcebispo Jaime Ortega havia sido informado "pelas autoridades" sobre as aproximações. E depois da relação das transferências acrescentou: "Diante das especulações dos últimos dias em relação a este processo, comunico-lhes que toda informação fidedigna a respeito será gerada ou confirmada exclusivamente por uma fonte do Arcebispado de Havana".
Ao mencionar as especulações anteriores a essa medida, a Igreja referia-se a certos avisos de fontes familiares e da dissidência - alguns verdadeiros, outros não - sobre iminentes movimentações de presos. O opositor Guillermo Fariñas, em greve de fome e sede desde 24 de fevereiro em protesto pela morte de Orlando Zapata e para pedir a libertação de 26 reclusos doentes, precipitou-se e errou ao prever a data dos primeiros deslocamentos de presos (24 de maio).
O anúncio de terça-feira no sentido de que a partir de então só as fontes eclesiásticas estariam autorizadas a divulgar essas informações deu cunho oficial ao que já era um fato desde o início da mediação da Igreja.
O cardeal Ortega começou a atuar como porta-voz vicário do governo em 2 de maio, quando conseguiu que Raúl Castro autorizasse as Damas de Branco - parentes dos 75 - a desfilar pela rua sem ter de suportar o assédio das brigadas que as vinham importunando e bloqueando sua passagem. O prelado deu a notícia na missa que decidiu celebrar nesse mesmo dia na Igreja de Santa Rita, onde as Damas se reúnem antes das marchas.
Também foi Ortega quem, junto do arcebispo de Santiago, Dionisio García, deu conta da importante reunião que ambos realizaram em 19 de maio com Raúl Castro. O cardeal explicou em entrevista coletiva o conteúdo do encontro, do qual saiu o compromisso do presidente de "aliviar" gradualmente a situação dos presos: primeiro através de transferências como as seis de terça-feira e depois, talvez, com a hospitalização e libertação de presos doentes.
O trovador Silvio Rodríguez, em turnê pelos EUA, disse em Nova York que "pelo menos a maioria" dos presos políticos deveria estar livre.


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Padre Jonas Caprini,SJ. Capela Santo Antonio - Mondubim - Fortaleza - Ce

















Pe. Jonas Caprini, SJ.

é Natural do Município de ICONHA.
Capela Santo Antonio fundada em 1879, mondubim Fortaleza - Ceará
Missas - dia 13 ás 7.00 horas ( se o dia 13 for num domingo a missa será no dia anterior )
Trezenas toda segunda-feira ás 18.30 horas.
Com a Construção de um Centro de arte (CUCA) pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, foi necessário fazer um desvio de uma rua onde o fluxo de veículo é intenso e justamente bem enfrente a pequena capela de SANTO ANTONIO, prejudicando e muito os fiéis e a comunidade em geral do Bairro Mondubim. Esperamos que a Prefeita Luzianne Lins, tome conhecimento e providências no sentido de tornar viável o acesso e o uso desta Capela Centenária.
Conheça um pouco sobre o município de Padre Jonas Caprini, sj.

O Município de ICONHA localiza-se na Região Sul do Estado do Espirito Santo. Limita-se ao Norte com o município de Alfredo Chaves e Anchieta, ao Sul com Rio Novo do Sul e Piúma, a Leste com Anchieta e a Oeste com Rio Novo do Sul.Sua População é de maioria de descendente de Italianos, em 2006 era de 12.448 Habitantes.reconhecida pela ótima qualidade de vida, a terceira cidade do Espirito Santos neste quesito.Origem TUPI do nome do Município prenúncia o potencial turístico e as belezas naturais.ICONHA significa:" Morada entre Montanhas"
Fotos: Edimar Bento

domingo, 9 de maio de 2010

Capela Santo Antonio - Granja Portugal - Fortaleza - Ce
















Região Metropolitana II

Fortaleza - Granja Portugal - Área Pastoral de Santo Antonio

PÁROCO
Pe. Marcos Antônio dos Santos Brito

ENDEREÇO DA IGREJA MATRIZ
Rua Taguari, 2231

SECRETARIA
Rua Taguari, 2231 - Granja Portugal - 60541-520 - Fortaleza - Ceará



Secretário(a): Maisa Gomes da Silva

Fone: (85) 3489-6565

E-mail: apsantoantonio@arquidiocesedefortaleza.org.br


DIAS E HORÁRIOS DE MISSAS
Domingo: 07h00min, 17h00min, 19h00min


Quarta-feira: 19h00min


VIGÁRIOS PAROQUIAIS

Diácono Permanente
Diác. Raimundo Nonato Cardoso
FESTA DE SANTO ANTONIO
01 a 13 de junho de 2010
Tema: Com Santo Antonio servimos a Deus.
lema: Em defesa da Vida

sábado, 8 de maio de 2010

Capelinha São José - Bom Sucesso - Fortaleza - Ce




Capelinha São José, que fica na Rua Emilio de Menezes próximo a ponte do Rio Siqueira, fazendo divisa do Bom Sucesso com a Granja Portugal, mais de 40 anos que a imagem de São José sai em procissão pelo Bairro, no dia 19 de março, segundo moradores uma avenida será construida bem no caminho da antiga Capelinha...

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Capela Santo Antonio - Mondubim - X- Prefeitura Municipal de Fortaleza (CUCA SER V)
















CAPELA SANTO ANTONIO

Missas todos os dias 13 de cada Mês( se cair num domingo é antecipado para um dia antes,12)

sempre às 7.00 horas da manhã.


localizada no cruzamento das seguintes ruas: Wenefrido Melo,Alfredo Mamede e Rua do Club.

Mondubim - Fortaleza - Ceará


entenda o caso lendo aqui:http://monumentoarquiteturaearte.blogspot.com/2010/04/construcao-do-centro-urbano-de-cultura.html

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Capela São José Operário - Vital Brasil s/n - Bom Sucesso - Fortaleza - Ce



Paróquia São José Operário

Vital Brasil, S/N - Bom Sucesso
Terço dos Homens - Terça - Feira 20.00 horas


Missas

Quinta- Feira - 19.00 horas

Domingo - 07.00 horas

domingo, 18 de abril de 2010

Arcebispo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques e a Prefeita de Fortaleza Luizianne Lins - Restauração de dois Prédios Históricos


Pela primeira vez visitando a Prefeitura de Fortaleza após retorno ao Paço Municipal (Centro), o Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, foi recebido pela Prefeita Luizianne Lins na tarde da última sexta-feira (16). A reunião foi simbolicamente uma visita de cortesia em retribuição a encontro acontecido na Residência Episcopal, no início da primeira Gestão Fortaleza Bela. De acordo com Dom José, a preocupação comum entre as duas instituições é com o bem-estar do povo. “Nosso interesse maior é revitalizar a cidade, melhorar a qualidade de vida”, destacou Dom José.

Na ocasião, Prefeita e Arcebispo discutiram o uso de dois prédios históricos, tombados pelo Município: a Casa Jesus Maria José, no Centro; e a Igreja de São Pedro, no Mucuripe. Os imóveis são de propriedade da Arquidiocese de Fortaleza e estão cedidos para a Prefeitura Municipal recuperar e manter. “Apresentamos o projeto da Casa da Fotografia e nos dispomos a restaurar a Igreja dos Pescadores, já que a Arquidiocese não está em condições de manter aquela estrutura como prédio histórico da Cidade”, explicou Luizianne em coletiva à imprensa.

A Casa Jesus Maria José abrigará a Casa da Fotografia, ligada à Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), através da Vila das Artes. No mês passado, a Prefeita garantiu financiamento de R$ 2,8 milhões para a obra, dentro do programa de recuperação de prédios históricos do BNDES. A Casa da Fotografia oferecerá cursos de formação, oficinas, biblioteca e, especialmente, um acervo público de imagens da cidade.

No caso da Igreja de São Pedro, Luizianne destacou que o objetivo é restaurá-la para que seja exclusivamente “um espaço histórico que receba manutenção efetiva”. Conhecida também como Igreja dos Pescadores e localizada na Avenida Beira Mar, o prédio está desocupado, pois a paróquia já funciona em outro local.

http://www.fortaleza.ce.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=13221&Itemid=78

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Padre José Nilson de Oliveira Lima - Mucuripe Chora, Está Orfã.




A despedida do santo do Mucuripe
A comunidade do Mucuripe está órfã. Com a morte do padre José Nilson, a população se reúne para agradecer os ensinamentos do homem que fez história na Paróquia de Nossa Senhora da Saúde, acolhendo pobres, pescadores e prostitutas


Era década de 1950 quando o então arcebispo ofereceu o rebanho que nenhum pastor queria. ``É uma paróquia difícil. Ninguém quer o Mucuripe``, apelava dom Antônio Lustosa ao padre José Nilson. A proposta era passar seis meses na Paróquia Nossa Senhora da Saúde. O padre transformou esse tempo em 54 anos. Acolheu os pobres, defendeu os pescadores e lembrou-se das prostitutas. Fez história no Mucuripe. Ontem a comunidade, chorosa pela perda, foi agradecer.

Eram muitos os que queriam dizer do padre. Franceni Lima Cabral garantia que ele se sentia realizado porque cuidava dos pobres. ``Ele sabia acolher as pessoas. Muitas vezes, erguia a batina até a perna para subir no morro e atender à população``, conta. Para Elvira Praciano, o Mucuripe ficou órfão. ``Perdemos um pai. Ele se destacava pela simplicidade. Era educado, caridoso, tratava todo mundo muito bem``, recorda.

Eva Lima Gregório chorava a falta de um filho. ``Eu não o tinha como um chefe. Cuidava dele como cuido dos meus filhos. Ele era o meu bebê``, lacrimeja a mulher ao se lembrar do padre que cuidou por 11 anos. Fátima Vieira narra as vezes que levou a água simples para o padre transformar santa. ``A gente trazia e ele benzia com tanto gosto. Foi ele que casou minha mãe, me batizou e me crismou``, sorriu.

A senhora do lado orgulha-se em citar que era amiga do padre Zé Nilson. Tinham a mesma idade, chegaram ao Mucuripe no mesmo ano. ``Era um padre bom, um padre santo, um padre dos pobres. Por isso é tanta gente desse jeito na igreja``, e apontou a multidão que se apinhava para ver o corpo do padre após a celebração da despedida, presidida pelo arcebispo dom José Antônio Aparecido Tosi, junto com 20 padres.

Após a missa, cinco ônibus partiram rumo ao cemitério Parque da Paz junto com os carros que completavam o cortejo. Era a comunidade do Mucuripe que seguiria para agradecer. A população cantava. Não esquecia o Segura na mão de Deus e vai, um pedido de paz. Padre José Nilson foi sepultado sob aplausos e ao som do hino da padroeira, Nossa Senhora da Saúde.

Ao fim da despedida que se fazia homenagem, mais um momento para agradecer o que se havia aprendido com o homem santo do Mucuripe. Com um livrinho na mão, sozinha, uma senhora se encostou ao túmulo já coberto. Antes de começar a cantar, justificou: ``Quero cantar para ele. Foi ele quem me ensinou a ler``. Dívida de gratidão.


O padre José Nilson de Oliveira Lima tinha 87 anos. Nasceu em 5 de junho de 1922, em Aratuba, a 128 quilômetros de Fortaleza.

A missa de sétimo dia do pároco emérito da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde está prevista para ser realizada na próxima quarta-feira, 21, às 19 horas, na igreja do Mucuripe.

O padre morreu em um hospital particular, devido a uma insuficiência renal.

Para o padre Gílson Soares, assessor para comunicação da CNBB, a Igreja perdeu uma pessoa que era referência para toda a Arquidiocese, principalmente devido ao seu trabalho social: ``Ele tinha um desapego total das coisas. O pouco que tinha era do povo``.

Padre Gílson lembra que uma das paixões do padre José Nilson era o time do Fortaleza. ``Agora, o time ganha um intercessor no céu``, frisa.

Otacília Verçosa, a Tatá, líder comunitária do Mucuripe, trabalhou com o padre por mais de 40 anos. Segundo ela, o padre prestava muita assistência social às prostitutas, conversando e aconselhando.

O seminarista Lauriano Ferreira, que atuou como coroinha do padre José Nilson, frisa o trabalho de evangelização que o padre fazia com a Colônia dos Pescadores Z-8, na comunidade do Mucuripe.

http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/973484.html

Parabéns a Matéria Jornalistica sobre o Padre José Nilson, toda comunidade de Fortaleza agradece o carinho e o amor que padre José Nilson deu a todos.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Paróquia de Nossa Senhora da Saúde - Mucuripe - Fortaleza - Ceará








Região Metropolitana I

Paróquia de Nossa Senhora da Saúde

PÁROCO
Pe. Alderi Leite de Araújo

ENDEREÇO DA IGREJA MATRIZ
Av. Abolição, 3929
Ver mapa de localização

SECRETARIA
Av. Abolição, 3929 - Mucuripe - 60165-082 - Fortaleza - CE
Secretário(a): Rita do Carmo do Nascimento e Maria Eliezita Cardoso Justino
Fone: (85) 3263-1538 - Fax: (85) 3263-1538
E-mail: boanatociadasaude@gmail.com


DIAS E HORÁRIOS DE MISSAS
Domingo: 07h00min, 08h30min, 17h00min, 19h00min
Segunda-feira: 17h30min
Terça-feira: 06h30min, 17h30min
Quarta-feira: 06h30min, 17h30min
Quinta-feira: 06h30min, 17h30min
Sexta-feira: 06h30min, 17h30min
Sábado: 17h00min

VIGÁRIOS PAROQUIAIS

- Pe. José Nilson de Oliveira Lima
- Pe. José Álvaro Campos Vieira
- Pe. Werlen Arcanjo de Oliveira Campos

Diáconos Permanentes
Diác. Paulo Rodrigues da Silva


A devoção a nossa senhora da saúde no mucuripe é, sem dúvida um ato de fé. Conta a história que ocorre de boca em boca, pelos antigos moradores, que no século XVIII Fortaleza sofria os horrores da peste bubônica e no Mucuripe a doença fez tantas vítimias que não dando tempo enterrá-las no Cemitério São João Batista, devido à distância, passaram a seputá-las nos morros, pricipalmente do Teixeira. A dor dos habitantes, pela perda dos entes queridos, não podia mais ser avaliada, quando chegou ao bairro uma senhora vinda do Rio de Janeiro com uma pequena imagem de Nossa Senhora (não indentificada pelos depoimentos dos moradores).

Diante do desespero das famílias e do quadro desolador que via à frente, ela implorou a Nossa Senhora da Saúde a cura do mal. Em troca prometeu construir uma capela para que todos pudessem agradecer a graça concedida. A peste foi em pouco tempo debelada e assim foi erguida a primeira capela de Nossa Senhora da Saúde, no morro do Teixeira.

Iniciando assim o novenário sendo celebrado com grande festa, nos dias 29 de agosto até o dia 08 de setembro. Com o tempo, a capela foi soterrada pela areia e os moradores contruíram outra capela em homenagem a Nossa Senhora da Saúde, que teve sua Pedra fundamental no 1º de agosto de 1852. (hoje capela de São Pedro, na Avenida Beira mar). Com a quantidade dos fieis aumentando, e a dedicação a Nossa Senhora da Saúde. Devido a problemas administrativos a capela foi interditada a 11 de dezembro de 1930.

A pequenina imagem ficou desaparecida sem se conhecer seu paradeiro por um longo tempo. Com a interdição da capela as missas passaram a ser celebradas em frente à casa do senhor Pedro Rufino, pai de dona Nicota. Nesse período surgiu a necessidade de uma igreja maior, pois quanto mais surgiam dificuldades mais o povo demonstrava sua fé e esperança. No dia 29 de junho de 1931 foi lançada a pedra fundamental da atual Igreja de Nossa Senhora da Saúde, iniciaram assim em regime de mutirão a construção da Igreja-Matriz, onde os moradores chegaram a carregar pedras na cabeça para auxiliar a construção.
A obra levou quatro anos para ficar pronta inclusive com a Casa Paroquial, hoje secretaria paroquial, de frente para o mar, com sua frente virada para Av. Abolição, sendo abençoada uma nova e maior imagem da virgem a 06 de setembro do mesmo ano, aqual veneramos até hoje. A pequenina imagem original que a anos ficou desaparecida foi devolvida e restaurada e, hoje, a podemos venerá-la aos pés de Jesus ressucitado no altar mor da Igreja matriz.


BEM VINDO

Deus faz-nos ver maravilhas e realiza proezas que não compreendemos. Jó 37:5