Bem Vindo

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Pe. Caetano Minette de Tillesse - Homenageado no XXI Queremos Deus - 2010 - Fortaleza




Pe. Caetano Minette de Tillesse (Gaëtan Minette de Tillesse)


nasceu em Neder - Ockerzeel, perto de Bruxelas, na Bélgica, aos 07/06/1925.


Depois da segunda guerra mundial, entrou no mosteiro cisterciense Trapista de Orval ,Bélgica), aos 11/02/1946 e lá ficou até março de 1968, onde passou 22 anos em silêncio e oração.

Estudou Filosofia e Teologia no mosteiro. Em 1952 foi enviado a Roma para fazer licenciatura em teologia na Faculdade Gregoriana. Logo depois ingressou no Instituto Bíblico em 1956. Voltando para o mosteiro passou a ensinar Bíblia durante onze anos. No mosteiro sentiu a necessidade de intensificar toda sua experiência com o povo pobre e humilde.

Em 28/03/1968 chegou ao Brasil, onde foi acolhido no mosteiro de São Bento, Salvador. Em novembro do mesmo ano chegou em Fortaleza, bairro Pirambu (hoje Cristo Redentor). No meio dos pobres sentiu que Deus queria algo novo, uma nova forma de vida consagrada suscitada pela ação do Espírito Santo. Em 16/01/1981 fundou o Instituto Religioso Nova Jerusalém, tendo como Carisma essencial o estudo aprofundado e urgente da Bíblia.

Também naquele bairro acolheu mais de 40 crianças abandonadas, algumas deixadas na porta de sua casa. Muitas destas crianças foram por ele adotadas.

O padre Caetano faleceu em 1º de janeiro de 2010, tendo sido velado por milhares de pessoas da comunidade do Cristo Redendor, e sua missa de corpo presente teve a concelebração de dezenas de padres, e do arcebispo de Fortaleza. Posteriormente ele foi homenageado no maior evento católico do Ceará, o "Queremos Deus", em 7 de fevereiro de 2010, juntamente com a Doutroa Zilda Arns, falecida no Haiti, e fundadora da Pastoral das crianças. delicadeza de Deus, ambos morreram fora de seu país natal, e ambos amaram, ao seu modo, o serviço ás crianças, ela através da pastoral, e Pe. Caetano com a adoção de crianças abandonadas.

Pe. Caetano era exegeta e autor da Revista Bíblica Brasileira - RBB, onde publicou, traduziu e comentou temas bíblicos..


Crédito Fotografia:http://liturgiacristoredentor.blogspot.com/2010/01/setimo-dia-padre-caetano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO

Deus faz-nos ver maravilhas e realiza proezas que não compreendemos. Jó 37:5