Bem Vindo

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Antonio Francisco Lisboa - O Aleijadinho Final

1800-1805- Trabalha na execução das estátuas em pedra esteatita dos Profetas para as plataformas em socalco do adro do santuário de Congonhas do Campo, conjuntamente com os oficiais da equipe do seu ateliê, mestres canteiros Tomás da Maia e Antônio Gomes.

1804- Dá-se o risco e executa o trabalho de talha para a caixa do órgão da igreja de Bom Jesus de Matosinhos de Congonhas do Campo, tendo sido pago pela quantia de 80 oitavas de ouro.

1805- Recebe pagamento pelo seu desenho dos altares da ermida da fazenda de Jaguará (hoje em Nova Lima, sede da Mina do Morro Velho).

1806- Projeta o retábulo da capela-mor da igreja de Nossa Senhora do Carmo de Sabará. Trabalha na execução dos castiçais e relicários da banqueta do altar-mor da igreja do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas do Campo.

1807-1709- Adimite-se que a sua oficina tenha terminado a sua atividade por esta altura. Decorriam os trabalhos na igreja de Nossa Senhora Do Carmo de Ouro Preto, para onde projeta os retábulos da nave dedicados a São João Batista e Nossa Senhora da Piedade (1807), e intervém nos camarins e nos dosséis dos retábulos de Santa Luzia e de Santa Quitéria (1808-1809).

1810- Dá o risco para o projeto da nova fachada da igreja de São João del Rei, hoje Tiradentes, que substituía a anterior (levantada ainda durante a primeira metade do século XVII). Executa quatro pequenas cabeças de anjo, como reforço ornamental para o andor e oratório da sacristia da igreja de Nossa senhora do Pilar, Ouro Preto, encomenda da Irmandade de Santo Antônio.

1812-1813- Agrava-se seu estado de saúde e passa a depender mais do que o tratavam. Instala-se numa casa junto da igreja do Carmo de Ouro Preto, para supervisionar as obras que ai decorriam e que o seu discípulo Justino de Almeida executava. Aleijadinho perde completamente a visão e as capacidades motoras são quase nulas. Retorma à sua residência na rua Detrás de Antônio Dias (hoje demolida) e , algum tempo mais tarde, muda-se para a casa da nora.

1814- Morre a 18 de novembro de 1814, com a idade de 76 anos (segundo certidão de óbito, arquivada em Nossa Senhora da Conceição). Foi sepultado junto do altar de Nossa Senhora da Boa Morte daquela igreja.



http://www.museualeijadinho.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO

Deus faz-nos ver maravilhas e realiza proezas que não compreendemos. Jó 37:5