Bem Vindo

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Antonio Francisco Lisboa - O Aleijadinho Parte 3

1777- No Rio de Janeiro procede, em instância judicial, ao averbamento da paternidade de um filho que se chamara, como o avô, Manuel Francisco Lisboa, tendo sido mãe a crioula Narciza Rodrigues da Conceição. Recomeça a obra da fonte-lavabo da sacristia da igreja de São Francisco de Assis, em Ouro preto, que será terminada em 1779/80. Detectada uma doença gravíssima degenerativa que lhe deforma o corpo e os membros e sobretudo as mãos, causando enorme sofrimento.

1778- Concretiza o programa decorativo interior em talha dourada da igreja de Nossa Senhora do Carmo de Sabará.

1779- Realiza as imagens de São João da Cruz Simão Stock; o risco das balaustradas, das cancelas e da teia; os dois púlpitos, o coro-alto, as colunas, as pilantras e os lambrequins. Integram a sua equipe os seguintes oficiais: José Rodrigues da Silva, Tomás José Velasco, Joaquim José da Silva e José Soares da Silva. A mesma equipe registra-se em diversas empreitadas, não só em Ouro Preto, como também em Congonhas do Campo, São João Del Rei, Mariana, Barão de Cocais e Caeté. Reformula o desenho do retábulo da capela-mor da igreja de São Francisco. Contrata a execução do balcão da igreja da Assunção de Nossa Senhora na cidade de Mariana, que vem a terminar em 1783.

1780- Finaliza o conjunto de talha, retábulos, púlpitos e coro da igreja de Nossa Senhora da Conceição em Jaguará, encomenda da Irmandade da Ordem Terceira do Carmo de Sabará (inaugurada em 1786) . Continua as intervenções nos portais da Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e a Igreja de São João del Rei. Realiza obras pontuais em Barão De Cocais e em Mariana, e os trabalhos que restavam na igreja de Nossa Senhora do Carmo de Ouro Preto.

1781- Inicia a execução dos púlpitos, portal e pavimento das sepulturas na igreja de Nossa Senhora do Carmo de Sabará (concluídos no ano seguinte).

1785- Convocam-no para examinar as obras contratadas e executadas por Miguel Gonçalves de Oliveira na igreja matriz de São João batista, de Barão de Cocais.

1789- Executa o altar-mor da igreja de São José, obra que lhe foi encomendada pela Irmandade do Rosário dos Negros. Esculpe as pedras de ara da capela-mor da igreja de São Francisco de Assis.

1790- O designativo de Aleijadinho começa a lhe ser aplicado. A sua obra é elogiada no levantamento dos fatos notáveis ocorridos, ordenado pela Coroa em 1782 e efetuado pelo segundo vereador da Câmara da Cidade de Mariana, capitão Joaquim José da Silva.

1790-1794- Ocupa-se intensivamente do retábulo do altar-mor da igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto, com uma grande equipe de oficiais de talha- Henrique Gomes de Brito, Luiz Ferreira da Silva, Faustino da Silva Correia-, obra esta que é o coroamento da sua atividade de escultor e entalhador.
Realiza o projeto de dois altares da nave dedicados a São Lúcio e a Santa Boan (terminados mais tarde, em 1829, por Valentin Alves da Costa).

1794-1796- Dá por terminados os portais em pedra-sabão das fachadas das igrejas de Nossa Senhora do Carmo e de São Francisco de Assis, de São João del Rei.

1796-1799- Quando, em 1754, Feliciano Mendes, o minerador de origem portuguesa, se decide a erigir o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo, em cumprimento de uma promessa, empenha toda a sua fortuna pessoal nas obras, bem como se tornou um ativo recoletor de fundos para a maior grandiosidade para o santuário. Entre
1765 e 1790, intervêm no estaleiro os mais reputados artistas: Félix Teixeira e Francisco Vieira Servas- talha e escultura-, João Nepomuceno Correia e Castro e Bernardo Pires da Silva e, na ourivesaria, Felizardo Mendes. As imagens foram “encarnadas” pelo pintor Manuel da Costa Ataíde que se ocupou dos grupos da Ceia, Crucificação e Açoites. A capela que abriga a Última Ceia teria obtido a colaboração de Aleijadinho na sua composição e arranjo final. Foi no mandato do quinto ermitão, Vicente Freire de Andrade (1794-1809), que a decisão da encomenda e arrematação da obra pelo Aleijadinho foram tomadas.

http://www.museualeijadinho.com.br/
http://www.panoramio.com/photo/18098645

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BEM VINDO

Deus faz-nos ver maravilhas e realiza proezas que não compreendemos. Jó 37:5